segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Aquecimento global não está na pauta das maiores empresas do mundo


Li lá na M'zONe: "Uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture, divulgada pelo jornal britânico The Independent, revelou que o aquecimento global ainda não faz parte da pauta das maiores empresas do mundo."

Os resultados apontaram que "mais da metade dos empresários consultados encaram as mudanças climáticas como um fator que pode trazer a
ltos custos para seus negócios".

Que tragédia! Nove em cada dez das 500 lideranças empresariais pesquisadas não inclui o aquecimento do clima como prioridade. Como é que pode, com tudo isso que está acontecendo, que as empresas não se sentam responsáveis?

O pior é que a pesquisa, que avaliou os projetos ambientais de empresas na Inglaterra, EUA, Alemanha, Japão, Índia e China, foi realizada entre as maiores empresas do mundo.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Floresta Amazônica pode virar usina de carvão?


Alarmados com o percentual do desmatamento na Amazônia, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) resolveram cobrar do governo federal medidas efetivas no sentido de que o Estado cumpra seu papel de proteger a nossa floresta e toda a biodiversidade do país.

A OAB Nacional propôs a criação de um Tribunal Internacional com a participação dos países que integram a Amazônia, a fim de propor políticas que protejam a floresta do avanço das agressões ao meio ambiente.


Antes tarde do que nunca... A matéria é do
Correio Forense .

sábado, 26 de janeiro de 2008

Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'


Numa matéria veiculada em seu site em setembro de 2007, a BBCBrasil.com dava conta de que "línguas nativas de tribos indígenas brasileiras estão entre as mais ameaças de extinção", de acordo com uma classificação feita pela National Geographic Society e o Instituto Living Tongues.

"Elas estão sendo substituídas pelo espanhol, o português e idiomas indígenas mais fortes na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, os Andes e a região do chaco", revelaram os pesquisadores.

A área é considerada de "alto risco" para línguas em risco de extinção, alertaram os pesquisadores.

Os números são alarmantes. No Mato Grosso do Sul, próximo ao Paraguai e à Bolívia, menos de 20 pessoas falam ofayé, e menos de 50 conseguem se expressar em guató. Já nas proximidades do rio Guaporé, em Rondônia, área de risco ainda maior (grau 'severo'), apenas 80 pessoas conhecem a língua indígena wayoró.

A matéria continua dizendo que "os cientistas descreveram esta parte do globo como 'uma das mais críticas' para as línguas nativas: extremamente diversa, pouco documentada e oferecendo ameaças imediatas aos idiomas indígenas".

Leia a matéria na íntegra aqui.

Os 10 blogs mais populares da internet brasileira em 2007



M'zONe
Rankings dos 10 blogs mais populares de 2007 ganha novos nomes e atesta maturidade da blogosfera brasileira.

A blogosfera brasileira amadureceu. Depois de um começo promissor em 2006, os blogs abandonaram definitivamente o papel de mídia secundária e, do grande veículo ao usuário sem qualquer experiência online, ter um blog já não parece algo tão implausível.

A crescente popularização de blogs, com a explosão tanto no número de endereços como do conteúdo publicado, forçou o IDG Now! a introduzir alterações nos critérios usados na primeira avaliação, feita em 2006.

Além da medição de links recebidos pelo blog segundo o sistema de buscas Technorati, foram contados também referências registradas pela ferramenta brasileira BlogBlogs. Ficaram de fora também blogs que reproduzem material pornográfico ou conteúdo erótico.

O resultado é algo já atestado no ranking de 2006: nome no mundo real não vale muito no digital. Ao contrário do ano passado, porém, quando dois jornalistas tradicionais ganharam destaque, a lista de 2007 dá espaço para 10 profissionais ou veículos de comunicação nascidos pela internet.


Mais que isto: a
lista indica um claro perfil entusiasta de tecnologia na blogosfera, com nada menos menos que seis dos dez melhores colocados se concentrando em internet, gadgets ou nos próprios blogs.

Confira os destaques.

Morte de índia extingue língua de tribo no Alasca


Que notícia mais triste! Morreu no Alaska, aos 89 anos, a índia Marie Smith Jones, considerada última representante da tribo Eyak, localizada no nordeste do Alasca.

Última descendente a falar a língua da tribo e preocupada em não permitir o desaperecimento total da língua, nos últimos 15 anos Marie vinha trabalhando com especialistas em linguagem na criação de um dicionário Eyak, para que, no futuro, as próximas gerações possam ressuscitar o idioma.

Tá lá na MzONe.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bichinho virtual? Por que não?



O assunto é... animais! Adorei uma
frescurinha que encontrei no Arquivinho, o blog da Aninha. E, ao contrário de algumas pessoas, não penso que o fato de adotar um animal virtual deixa desprotegidos os animais de verdade. Afinal, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!

Eu amo animais, se pudesse traria todos pra minha casa (os que estão abandonados na rua,
of course!). Mas como isso não é possível, a gente faz o que pode e como pode. E pra homenagear os bichinhos, vou adotar um mascote e deixá-lo morando no blog... Valeu, Aninha. Adorei!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Prece de amazonense em São Paulo


Sim, hoje foi um dia triste, com todas estas notícias (veja as 4 últimas postagens) sobre a devastação da nossa Floresta Amazônica. Será que a conhecerei antes do seu fim?

Pra encerrar o dia (ou pelo menos o assunto, por hoje), quero homenagear a nossa querida Amazônia com este lindo poema de
Milton Hatoum, inspirado em Carlos Drummond de Andrade, que encontrei publicado no site do Estadao:

"Espírito do Amazonas, me ilumina,
e sobre o caos desta metrópole,

conserva em mim ao menos um fio

do que fui na minha infância.

Não quero ser pássaro em céu de cinzas

nem amargar noites de medo

nas marginais de um rio que não renasce.

O outro rio, sereno e violento,

é pátria imaginária,

paraíso atrofiado pelo tempo.
Amazonas:

Tua ânsia de infinito ainda perdura?

Ou perdi precocemente toda esperança?
Os que te queimam, impunes,

têm olhos de cobre,

mãos pesadas de ganância.

Ilhas seres rios florestas:

o céu projeta em mapas sombrios

manchas da natureza calcinada.

Tento abraçar a imagem fugidia

de um barco à deriva no mormaço

com os mitos que a linguagem inventa.

Espírito amazonense, tímido talvez,
e desconfiado para sempre,

não me fujas em São Paulo,

nem me deixes à mercê
dos pesadelos que incendeiam o mundo.

Se o Brasil te conhecesse antes do fim que se aproxima,
salvaria tua beleza? Teus seres desencantados?

Entenderia a ciência tua infinita riqueza?

Abre a janela de um barco
ante meus olhos, e que ao teu profundo rio conduza
a memória de línguas estranhas
e tantas histórias ocultadas:
Amazonas.

São Paulo, Manaus, setembro de 2007"

Stephanes diz que soja não está devastando a Amazônia


Estadao
Pôxa vida, tô tão louca com essa história da Amazônia que não consigo falar noutra coisa. Que tristeza! Tudo bem, só mais este post...

Pois é, ao contrário da opinião da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Ministro da Agricultura diz duvidar que árvores estejam sendo derrubadas para o plant
io da soja
. Ele diz que, pelo menos "em princípio", a soja não foi a causa do desmatamento.

"Sou altamente a favor que não se derrube mais nenhuma árvore na Amazônia, mas tenho dúvidas totais se o desmatamento foi para o plantio de soja", disse o ministro, ao chegar ao Ministério da Fazenda nesta manhã, onde se reuniria com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o Ministro das Relações Institucionais, Múcio Monteiro, o deputado ruralista, Marcos Monte (DEM-MG) e técnicos do governo. [Mais.]

Marina Silva divulga que Amazônia teve 'desmatamento nunca visto' em 2007


Após ser informado pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de que houve na Amazônia, em novembro e dezembro, um "desmatamento nunca visto", o presidente Lula convocou para amanhã uma reunião de emergência com os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, da Justiça, Tarso Genro, da Defesa, Nelson Jobim, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O mais grave é que, apesar da estupefação com o tamanho do estrago, sabe-se que "os dados apresentados têm como base o sistema de satélite Deter que, para ser mais rápido, registra apenas parte do que é desmatado".

A estimativa é de que a área cortada possa chegar a 7.000 km2 entre agosto e dezembro de 2007, ou seja, mais que o dobro do que foi avaliado com base nas imagens do satélite.

Segundo a ministra, os responsáveis pelo desmatamento seriam o plantio de soja e a atividade agropecuária. Saiba mais.

Sobre este triste tema, leia também:
Acompanhe a evolução do desmatamento e Ainda há tempo para salvar a Amazônia?

Governo de Rondônia frustra operação contra desmatamento ilegal


E que tal essa do governador do Estado de Rondônia, um dos três mais devastados pelo desmatamento, segundo as últimas informações divulgadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)? Tá lá, também, no site da BBC Brasil:

"O Ibama acusou o governo de Rondônia de abandonar os seus fiscais em Machadinho d'Oeste, na quarta-feira, momentos antes do início de uma grande operação para apreender madeira extraída e processada ilegalmente no município."

Segundo o superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Luiz Pittaluga, o poder público estadual, sob ordens expressas do governador do Estado, Ivo Cassol, se retirou da operação que era sempre executada em conjunto.

"O governador mandou retirar os servidores públicos estaduais da operação, o motivos nós não sabemos ainda", disse o superintendente.

O diretor de Comunicação do governo de Rondônia, Marco Antonio Santi, afirmou que o governador desistiu de apoiar a operação por discordar dos critérios de medição de madeira e aplicação de multas e prisões adotados pelo Ibama, em desacordo com a legislação do Estado".

Dá pra entender? Pra usar uma expressão bem futebolística, como gosta o nosso presidente: "afinal, em que time esse cara joga"?

A matéria é enorme. Para ler, "tentar" entender ou saber mais a respeito, clique aqui.




Devastação recorde na Amazônia



Putz! As notícias não são nada boas... Acabo de saber que a taxa de desmatamento da Amazônia atingiu um nível sem precedentes desde o início do monitoramento em tempo real, há quatro anos.

Segundo a BBC Brasil, "a taxa de desmatamento pulou de 243 km², em agosto, para 974 km² em novembro e 948 km² em dezembro! " As imagens do satélite confirmam a devastação, que foi maior nos meses de novembro e dezembro nos Estados do Pará, do Mato Grosso e de Rondônia.

O mais trágico nisso é que os caras do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
tiveram dificuldades para medir corretamente a devastação de 3.233 km² no período, "devido a restrições no sistema de monitoramento usado pelo Inpe " (como assim?), podendo o estrago ser ainda maior, atingindo a terrível marca de 7.000 km², o equivalente a 700 campos de futebol.

As autoridades, claro, não se entendem sobre as causas do aumento recorde na destruição das nossas matas.


Leia mais clicando
aqui.

De olho no clima


O tema mudanças climáticas é a base do projeto "De olho no clima", que a British Council está desenvolvendo no Brasil e que envolve estudantes, professores e jovens profissionais.

O projeto pretende "aumentar o conhecimento e ação sobre o tema mudança climática no Brasil" através do encontro e troca de experiências entre os participantes.

Para saber mais, clique aqui.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Campus Party seleciona voluntários


Blog Campus Party
A equipe de comunicação da Campus Party Brasil 2008 - o maior encontro de comunidades de Internet do mundo - está em busca de voluntários, estudantes de jornalismo ou relações públicas, para trabalhar no evento, que acontece de 11 a 17 de fevereiro, na Bienal de São Paulo.

Serão três turnos de trabalho: das 10h às 18h, das 14h às 22h, e das 22h às 6h - dos dias 11 a 17. A ajuda de custo é de R$300, alimentação, além da oportunidade de participar gratuitamente do evento fora do horário de trabalho.

Os interessados devem enviar email com currículo e a preferência de horário para Camila Mattoso (camilamattoso@anexocom.com.br).
Saiba mais sobre o evento no endereço www.campusparty.com.br.

A maior festa tecnológica do mundo



Campus Party 2008
A Bienal do Ibirapuera será transformada numa grande cidade tecnológica de 11 a 17 de fevereiro de 2008, quando acontece a Campus Party Brasil - o maior encontro de comunidades da Internet do mundo.


Com o mesmo espírito da festa que já acontece há 11 anos na Espanha, a Campus Party Brasil será um espaço de encontro e de aprendizagem. Durante 7 dias e 7 noites, milhares de participantes acampam em suas barracas, com seus computadores a tira-colo, trocando momentos, idéias e experiências.

Para saber mais, acesse o blog da Campus Party Brasil

Mudanças do Clima já são uma realidade no Brasil



Greenpeace
Secas extremas, inundações, furacões.... Para aqueles que ainda acham que "aquecimento global é coisa de cinema ou que só acontecerá daqui a muitas gerações", este documentário do Greenpeace mostra que tudo isso já está acontecendo hoje. Inclusive aqui, no Brasil.

Exame de Ordem é importante para a cidadania

Âmbito Jurídico
O presidente da Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Claudio Lamachia, reiterou a importância do Exame de Ordem para aferir o nível de conhecimento técnico dos candidatos a advogados.

'É fundamental que os profissionais tenham sólido saber jurídico para defender os direitos das pessoas'. Neste sentido, segundo ele, 'os futuros advogados serão os guardiães da Justiça, da cidadania e do Estado Democrático de Direito'.


O dirigente ressaltou que a principal preocupação da OAB, em termos nacionais, é com a qualidade do ensino jurídico, bastante precário em algumas regiões do país. 'Com o surgimento desenfreado de novos cursos nos últimos anos, muitas faculdades demonstraram que não passam de caça-níqueis, pois não possuem condições mínimas para preparar um profissional. “É puro mercantilismo' afirmou Lamachia.

Com relação a um projeto de lei que está no Senado Federal e propõe a extinção do Exame de Ordem - no qual o bacharel precisa ser aprovado para poder exercer a Advocacia -, Claudio Lamachia considera que 'está na contramão da história'. 'Outras entidades profissionais, semelhantes à OAB, estão propondo a aplica
ção de provas de conhecimento técnico, a exemplo do Exame de Ordem", observa o dirigente.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Soldado usa blog para noticiar guerra do Iraque


G1
Jornalista 'por acaso', Michael Yon relata fatos direto do campo de batalha.


Michael Yon não era jornalista e não sabia muito bem o que significava ser um blogueiro. Usava uniforme, mas não estava em combate, e era assim que queria que as coisas continuassem.

Foi para o Iraque achando que ficaria um mês e tinha a intenção de encontrar uma maneira de escrever sobre a guerra depois que voltasse para casa.


Em vez disso, passou a maior parte dos últimos três anos no Iraque. [Mais.]

Polêmica dos cartoons da Jyllands-Posten sobre Maomé

Wikipédia
A polêmica dos cartoons da Jyllands-Posten sobre Maomé teve início após a publicação, a
30 de Setembro de 2005, de cartoons caricaturando a figura do profeta Maomé no jornal dinamarquês Jyllands-Posten.

As representações visuais do profeta podem eventualmente ser proibidas[1] e consideradas insultuosas. Geralmente os xiitas e os sufis aceitam mais a idéia da representação, que em geral o islão rejeita, pois à semelhança do judaísmo, o islão é uma religião da palavra e não da imagem.

Recentemente, charges de Maomé criticando o terrorismo que foram publicadas na Europa causaram muita polêmica, grande furor do mundo islâmico e protestos em todo o mundo, justamente porque é considerada ofensa qualquer imagem que se diz ser de Maomé. Como vingança, o jornal iraniano Hamshahri[2] fez uma competição internacional de charges sobre o Holocausto.

Para ler a cronololgia das caricaturas de Maomé, clique aqui.

Tribunal condena jornalista que reproduziu caricaturas do profeta Maomé

videVERSUS
Um tribunal de Belarus (Bielorussia) condenou na sexta-feira a três anos de prisão um jornalista que reproduziu caricaturas do profeta Maomé que tinham sido publicadas pela primeira vez em 2005, em um jornal da Dinamarca.


Alexander Sdvizhkov, editor do jornal independente bielo-russo "Zgoda" (“Consenso”), foi condenado por incitação ao ódio religioso e nacional. Em março de 2006, o "Zgoda" foi fechado pelas autoridades bielo-russas que o investigaram depois de receber queixas da comunidade muçulmana do país, que representa entre 2% e 3% da população de Belarus, de 10 milhões de habitantes. "Que Deus e a santa cruz estejam conosco", disse o editor ao saber da sentença.


A defesa de Sdvizhkov já anunciou que recorrerá da decisão. A publicação de 12 caricaturas de Maomé no jornal dinamarquês "Jyllands-Posten" em 2005 desencadeou uma crise entre o mundo muçulmano e a Dinamarca, que incluiu um boicote econômico a produtos dinamarqueses e ataques a suas sedes diplomáticas, além de um duro debate sobre a liberdade de expressão em vários países.


O representante para a liberdade de imprensa da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Miklos Haraszti, criticou a decisão do tribunal e assegurou que as autoridades bielo-russas utilizaram a controvérsia internacional para "eliminar uma voz crítica".


Para ler a cronologia da crise das caricaturas de Maomé, clique aqui.

Jovens brasileiros poderão se tornar "Embaixadores do Clima"


MzONe

Três jovens brasileiros serão selecionados para representar o Brasil no programa International Climate Champions, desenvolvido pelo British Council nos 13 países conhecidos como G8+5: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, EUA + Brasil, China, Índia, México e África do Sul.

Jovens entre 14 e 18 anos (ou que completarem essa idade até março de 2008), que falem inglês fluentemente e que se interessem pelo tema Mudança Climática poderão participar da seleção para o programa Embaixadores do Clima - módulo internacional.

Pelo programa, os jovens selecionados participarão da Conferência Internacional de Meio Ambiente, a ser realizada em Kobe, no Japão, em maio de 2008. Para conhecerem mais sobre o assunto e se prepararem, participarão de uma reunião no Reino Unido, em março de 2008, onde receberão treinamento sobre as mudanças climáticas, como multiplicar o tema e falar com a imprensa."

Para ler o regulamento do concurso, clique aqui. [Mais.]

Gente que faz



Assisti o vídeo da ação dos ativistas da organização ambientalista Sea Shepherd. Para informar que estavam pescando irregularmente em águas da Antártida, dois homens invadiram um baleeiro japonês e acabaram presos pela tripulação.

Confesso que me emocionei, rs.
Os caras dedicam a vida a cruzar os mares perseguindo grandes embarcações em barquinhos! E pra proteger e protestar, não pelo seus direitos, mas pelos direitos dos animais.

Isto foi no início da semana. Depois dei risada ao saber do "troco" que os ecologistas do deram aos japoneses, após a libertação dos reféns, na sexta-feira.

Os japoneses foram vítimas de bombas de enxofre que exalaram um cheiro insuportável (kkk!) e classificaram a ação dos ativistas como um "ataque terrorista".

Leia mais na MzONe.

sábado, 19 de janeiro de 2008

De olho no clima

O tema mudanças climáticas é a base do projeto "De olho no clima", que a British Council está desenvolvendo no Brasil e que envolve estudantes, professores e jovens profissionais.

O projeto pretende "aumentar o conhecimento e ação sobre o tema mudança climática no Brasil" através do encontro e troca de experiências entre os participantes.

Para saber mais, clique aqui.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Gurizada medonha!


Uma criança de apenas 11 anos criou o primeiro vírus pra iPhone. Dá pra crer?

Segundo o blog da empresa de segurança F-Secure, que identificou o criador, "o garoto fazia experiências com arquivos XML até encontrar a fórmula que explora uma falha no software do telefone da Apple". É um código malicioso que conseguiu quebrar as ferramentas de segurança do iPhone e infectar o aparelho.

A Symantec, outra empresa de segurança, afirma que "isto é tecnicamente o primeiro cavalo-de-tróia para iPhones e parece mais uma brincadeira do que algo sério".

Que tal essa? Tá lá na MzONe... Mais sobre esta notícia? Clique aqui.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Antártida perdeu dezenas de bilhões de toneladas de gelo na última década



Li na MzONe que pesquisadores climáticos disseram, na última segunda-feira, em entrevista à revista Geoscience, que a Antártida perdeu dezenas de bilhões de toneladas de gelo na última década, o que contribuiu com a elevação dos mares no mundo.

Segundo os pesquisadores, "o gelo derreteu especialmente no oeste da Antártida (132 bilhões de toneladas perdidas em 2006, contra 83 bilhões em 1996) e na península Antártica, que se prolonga em direção à América do Sul".


Pôxa, bilhões de toneladas não é pouca coisa! Um deles lembrou que "4 bilhões de toneladas de gelo bastariam para fornecer água potável aos mais de 60 milhões de britânicos durante um ano".


As conclusões estariam "de acordo com o que vem acontecendo na Groelândia, que teve um derretimento recorde no ano passado, e com estudos do gelo do Ártico, que em 2007 encolheu para a menor área já registrada".


Pobres de nós...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Somos, afinal, civilizados?


Fiquei muito impressionada com um texto que li esta semana na revista Superintessante, numa edição de 2004. Nada que eu não soubesse: pra que se coma o bife, um animal precisa ser sacrificado.

Sim, é lógico! Não está dentro da "ordem natural das coisas" (afinal, a gente come carne desde que aprende a mastigar!)? Mas, quem de nós já se colocou seriamente no lugar desses animais (gado, peixes, aves, crustáceos e até cães!)?

As questões levantadas pelo autor provocaram-me desconforto...

"Temos o direito de jogar uma lagosta viva na água fervente? Temos o direito de comer um peixe fatiado ainda vivo no prato num restaurante japonês? Temos o direito de prender bezerros em lugares escuros, imobilizados por toda sua curta vida, por um vitelo? Nosso paladar é tão importante assim na ordem das coisas? Um sabor diferente em nossas bocas justifica tudo?"

Somos, afinal, civilizados?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mergulhadores buscam suposto OVNI submergido nas águas do rio Bélaya, no Cazaquistão.

M'zONe
Equipes de mergulhadores retomaram nesta quarta-feira (9) a busca de um suposto OVNI (objeto voador não-identificado) que poderia estar submerso nas águas do rio Bélaya, no nordeste do Cazaquistão.

A decisão de fazer a busca do eventual OVNI se deveu a que na superfície gelada do Bélaya, coberta por uma camada de gelo de 50 centímetros de espessura, capaz de agüentar um impacto de uma bomba de oito toneladas de peso, foi aberto um "buraco" de cerca de 15 metros de diâmetro. [Mais.]

Atividade física vigorosa pode diminuir os sintomas da menopausa

M'zONe
Pesquisa publicada na revista norte americana 'Medicine & Science in Sports & Exercise' mostra que as mulheres que praticam atividades físicas relatam menos estresse e ansiedade na menopausa.

Essa foi a conclusão a que chegaram os pesquisadores após oito anos de acompanhamento de mais de 400 mulheres. As participantes relatavam suas atividades e os cientistas calculavam seu gasto energético semanal. [Mais.]

sábado, 12 de janeiro de 2008

Amar pode dar certo!


São muitas os temas a comentar (vide MzONe!) e quase que não dá pra deixar nada de fora. Começar por onde?

Ecologicamente falando, gostei de saber que "a "Panasonic, Sharp e Toshiba se reuniram para criar uma empresa para reciclagem de eletrônicos. Outra boa notícia é a de que a HP se comprometeu a, até 2010, reduzir em 25% o consumo de energia de seus principais modelos de computadores de mesa (desktops) e notebook". Vitórias da nova consciência.

Na linha "amar pode dar certo", adorei saber que Bill Gates e a mulher, Melinda, receberão o "título de Doutores 'Honoris Causa' em Medicina pelo Instituto Karolinska de Estocolmo no próximo dia 23, pelo apoio de ambos à ciência e a saúde global por meio da fundação que leva o nome do casal".

Outra legal foi a sacada dos japoneses, que criaram um fone de ouvidos pras pessoas distraídas (tipo eu, assim, rs!). Dá pra
escutar as canções e tudo o que acontece à nossa volta. "O produto custa US$ 90 e também é resistente à água."

Falando em tecnologia, não dá pra deixar de falar que a
empresa desenvolvedora do mundo virtual Second Life (SL), "Linden Lab, foi uma das premiadas no 59º Emmy de Tecnologia e Engenharia". A empresa "anunciou na última terça-feira, em seu blog oficial, que a partir de 22 de janeiro será proibida a atuação de bancos virtuais no metaverso, (...) caso o banco virtual não tenha registro no governo ou vínculo estabelecido com uma instituição financeira na vida real".

E que tal
a roupa inteligente que usa a tecnologia RFID (identificação por rádio freqüência) para fazer a roupa se comunicar com equipamentos de lavar, secar e passar roupa? Sinal dos tempos que estão por vir...

Por enquanto é só. Mas, vai por mim, dá uma passadinha na MzONe que lá tem muito mais! Até!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

As boas novas de 2008


Ainda meio fora do ritmo, inicio a semana com uma notícia maravilhosa: os esforços dos ecologistas na recuperação de espécies ameaçadas de extinção começam a apresentar resultados!

É o que acontece no litoral brasileiro com o sucesso do Projeto Tamar, que anuncia a recuperação de três espécies de tartarugas marinhas.

Ainda sobre ambientalismo e na linha das "boas novas", temos notícia de alguns países que têm procurado, de alguma forma, minimizar os efeitos do aquecimento global com algumas ações "ecologicamente corretas".

Por exemplo: a
União Européia divulgou nota elogiando as cidades que utilizaram tecnologias mais ecológicas nas decorações natalinas. Já a cidade de Nova Iorque anunciou que pretende reduzir em 30% a emissão de gases poluentes até 2030.

D
epois da avalanche de prognósticos catastróficos de 2007, essas realmente são boas noticias!

Onde eu encontro estas e outras boas - e más - notícias? Na MzONe, of course!

sábado, 5 de janeiro de 2008

"Milagres da tecnologia"



Depois de tantos dias sem postar vou, como de costume, me abastecer na MzONe, rs. De cara, olha só esta "câmera de mergulho"!

A máscara de mergulho, que também é máquina fotográfica e filmadora, vem com uma 'mira' para facilitar o enquadramento, estará disponível em março e custará cerca de cem dólares. A lente da câmera fica imediatamente acima das lentes da máscara. É olhar e clicar!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mais sobre as corujinhas de Capão



Conseqüência lógica do episódio da suspensão da queima de fogos no Reveillon da praia de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, que repercutiu nacionalmente, foi que a família de corujas ficou famosa.

Tanto que foi necessário isolar a área para assegurar a tranqüilidade das novas "celebridades". A BM montou vigilância em frente ao ninho das aves que motivaram a suspensão do evento, na avenida Beira-Mar.

Já para a comodidade dos curiosos que se aglomeram para ver as corujas-buraqueiras foram instalados dois banheiros químicos ao lado do ninho. [Mais.]

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Vitória da Nova Consciência


Ano Novo, vida nova, tudo novo! Será? Esperamos que sim! Esperança... podemos ter? Com tanta miséria, violência e insegurança aqui e pelo mundo afora? E o que dizer do futuro do planeta, com o "advento" do aquecimento global?

A resposta está no caso das
corujinhas de Capão, na atitude das autoridades ambientais da praia de Capão da Canoa ("minha praia!"), aqui no Rio Grande do Sul, que
impediu a realização da tradicional queima de fogos para proteger uma família de corujas, em detrimento de dezenas de milhares de veranistas que haviam se deslocado até a beira da praia na noite do Reveillon. Não é maravilhoso? É a vitória da nova consciência!

Sim, podemos ter esperança! Feliz Ano Novo!

Para assistir o video e ver as corujinhas, clique aqui.