quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Exame de Ordem é importante para a cidadania

Âmbito Jurídico
O presidente da Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Claudio Lamachia, reiterou a importância do Exame de Ordem para aferir o nível de conhecimento técnico dos candidatos a advogados.

'É fundamental que os profissionais tenham sólido saber jurídico para defender os direitos das pessoas'. Neste sentido, segundo ele, 'os futuros advogados serão os guardiães da Justiça, da cidadania e do Estado Democrático de Direito'.


O dirigente ressaltou que a principal preocupação da OAB, em termos nacionais, é com a qualidade do ensino jurídico, bastante precário em algumas regiões do país. 'Com o surgimento desenfreado de novos cursos nos últimos anos, muitas faculdades demonstraram que não passam de caça-níqueis, pois não possuem condições mínimas para preparar um profissional. “É puro mercantilismo' afirmou Lamachia.

Com relação a um projeto de lei que está no Senado Federal e propõe a extinção do Exame de Ordem - no qual o bacharel precisa ser aprovado para poder exercer a Advocacia -, Claudio Lamachia considera que 'está na contramão da história'. 'Outras entidades profissionais, semelhantes à OAB, estão propondo a aplica
ção de provas de conhecimento técnico, a exemplo do Exame de Ordem", observa o dirigente.

Nenhum comentário: