sábado, 26 de janeiro de 2008

Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'


Numa matéria veiculada em seu site em setembro de 2007, a BBCBrasil.com dava conta de que "línguas nativas de tribos indígenas brasileiras estão entre as mais ameaças de extinção", de acordo com uma classificação feita pela National Geographic Society e o Instituto Living Tongues.

"Elas estão sendo substituídas pelo espanhol, o português e idiomas indígenas mais fortes na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, os Andes e a região do chaco", revelaram os pesquisadores.

A área é considerada de "alto risco" para línguas em risco de extinção, alertaram os pesquisadores.

Os números são alarmantes. No Mato Grosso do Sul, próximo ao Paraguai e à Bolívia, menos de 20 pessoas falam ofayé, e menos de 50 conseguem se expressar em guató. Já nas proximidades do rio Guaporé, em Rondônia, área de risco ainda maior (grau 'severo'), apenas 80 pessoas conhecem a língua indígena wayoró.

A matéria continua dizendo que "os cientistas descreveram esta parte do globo como 'uma das mais críticas' para as línguas nativas: extremamente diversa, pouco documentada e oferecendo ameaças imediatas aos idiomas indígenas".

Leia a matéria na íntegra aqui.

Nenhum comentário: