quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Sony Ericsson Elm: uma iniciativa da Sony Ericsson GreenHeart
Geek Chic
O recém-anunciado Sony Ericsson Elm, que será lançado no 1 º trimestre de 2010, a mais recente adição à iniciativa da Sony Ericsson GreenHeart, cuja missão é ajudar a empresa a reduzir em 20% emissões de CO2 até o ano 2015.
Feito com plástico reciclado, utiliza um carregador de baixa potência, vem em embalagem minimizadas, vem com câmera de 5 megapixels, tecnologia de redução de barulho, fácil acesso a redes sociais, tecnologia aGPS que funciona com o Google Maps e navegador Wisepilot.
Não há informação em relação ao preço.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Lei nacional de mudança climática recebe 3 vetos de Lula
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar, com três vetos, a Lei de Mudanças Climáticas, que fixará meta de redução de emissão de CO2 entre 36,1% a 38,9% até 2020.
Os vetos, de um total de dez recomendados pelos ministérios, foram definidos em reunião entre Lula e os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Minas e Energia, Edison Lobão.
Um dos vetos, pedido pelo ministério de Minas e Energia, elimina uma determinação de o País abandonar "paulatinamente" o uso de combustíveis fósseis.
(...) Outro veto, solicitado pela Advocacia Geral da União (AGU), consiste em dispositivo que estava previsto na lei que proibia contingenciamento de recurso para o combate a mudanças climáticas.
(...) Outro veto mais amplo afeta diversos itens do artigo 10º, principalmente um que limitava a usinas hidrelétricas de pequeno porte as políticas de estímulo governamentais.
(...) Durante a tramitação no Senado, a senadora Marina Silva (PV-AC) tentou incluir emendas para garantir que as metas brasileiras tivessem como base o ano de 2005, e não o crescimento tendencial até 2020, mas foi voto vencido. [Mais.]
Veja a quantidade de dióxido de carbono emitida por cada país desde 1980.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Bijuterias e enfeites feitos com pedaços de PCs
UOL Tecnologia
Poluir pra quê, quando lindas peças podem ser feitas a partir de sucatas de computadores? [Mais.]
Sinos dobram pelo clima em Copenhague
Yahoo! Notícias
"COPENHAGUE (AFP) - Os sinos da Catedral de Copenhague deram 350 badaladas neste domingo, para lembrar o limite máximo de partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera para limitar o aumento da temperatura no planeta em 1,5 grau.
Os sinos da catedral luterana Vor Frue Kirke bateram por volta das 15H00 local (12H00 Brasília), encobrindo o ruído dos helicópteros da polícia que sobrevoam de forma permanente o centro da capital dinamarquesa.
O arcebispo sul-africano e Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, e o arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Williams, oficiaram uma missa ecumênica, para centenas de fiéis, antes das 350 badaladas pelo clima.
'Não foi apenas uma cerimônia magnífica, mas uma mensagem política muito forte: que os homens e as mulheres entendam a ciência do clima', declarou à AFP Bill Mc Kibben, fundador do grupo de ação ecológica 350.org.
Igrejas de diversas partes do mundo também dobraram seus sinos hoje, 350 vezes, para lembrar o desafio do aquecimento global, segundo a 350.org, que lançou a ideia da manifestação.
A atual concentração de CO2 na atmosfera é de aproximadamente 385 partes por milhão (ppm). Para limitar a alta da temperatura a 1,5 grau, como exigem os pequenos Estados insulares, diretamente ameaçados pelos efeitos do aquecimento global, os cientistas estimam que a concentração de CO2 não pode superar as 350 ppm." [Mais.]
sábado, 12 de dezembro de 2009
Internet pode ser a próxima ganhadora do Nobel da Paz
Foi lançada na rede a campanha Internet for Peace (I4P), que afirma que o prêmio Nobel da Paz deve ser concedido à internet, homenageando cada usuário que integra a rede mundial.
O grupo que está por trás da iniciativa afirma ter finalmente percebido que a internet é muito mais que uma rede de computadores, e sim uma rede infinita de pessoas, vindas de cada canto do mundo, além de uma ferramenta para a paz, por meio do diálogo, da aceitação e da participação dos indivíduos.
O idealizador do projeto é Riccardo Luna, editor-chefe da Wired Itália, que também pertence ao time de embaixadores, composto por Chris Anderson, editor-chefe da Wired EUA e David Rowan, editor da Wired britânica, além de Shirin Ebadi, Nobel da Paz de 2003, Umberto Veronesi, cientista e cirurgião italiano e pelo renomado estilista italiano Giorgio Armani.
(...) O criador do prêmio, o químico e inventor sueco Alfred Nobel, acreditava que ele deveria ser entregue a quem “tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz". [Mais.]terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Na hora do preparo observe a forma correta de lavar os alimentos
Unimed
"Quem pensa que basta lavar bem, e em água corrente, verduras, frutas e legumes, que as bactérias somem, está enganado. Fique de olho na forma correta de lavar os alimentos
(...) Para os produtos que já vêm limpos, às vezes picados, nos supermercados, é bom verificar a procedência e saber se passou por desinfecção e acondicionamento em em balagens com atmosfera modificada. Porém, os industrializados contam com a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
(...) Frutas, saladas ou legumes e verduras cozidos, antes de irem para a mesa, precisam ter a garantia de que estão livres de bactérias e larvas. Para ter esta certeza, a nutricionista Marisa Coutinho indica alguns preparados que desinfetam os alimentos crus depois de lavados em água corrente e dão a segurança que a sua família merece." [Mais.]
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Pinguim imperador - um astro do cinema em extinção
Energia Eficiente
"Pesquisadores do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) , Massachussets, advertem em recente pesquisa que se o gelo continuar a derreter nas proporções atuais devido às alterações climáticas, uma espécie em particular pode sumir da face da Terra em menos de 100 anos.
Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior ave da família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártica , pois precisam aquecer os ovos deixados pelas fêmeas, que só voltam ao continente antártico na primavera.
O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdômen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos.
Segundo os pesquisadores essa espécie não consegue se adaptar às mudanças climáticas ou alterar o calendário de seu ciclo reprodutivo. As previsões apontam para a redução de até 95% da população nos próximos 90 anos." [Mais.]
Veja o que você pode fazer para combater o aquecimento global
Folha Online
"A cidade dinamarquesa de Copenhague recebe, entre os dias 7 e 11 deste mês, uma conferência com os principais líderes mundiais. Para quem acompanha o debate climático de longe, a distância entre protocolos e o dia-a-dia também é grande.
A boa notícia é que pequenas atitudes na rotina podem, sim, ajudar no combate às mudanças climáticas. Tudo depende, entretanto, da região onde o cidadão se encontra.
Nas cidades, existe a urgência de reestruturação na área de transportes. 'Tem gente que mantêm dois ou três veículos para driblar o rodízio. São as principais fontes de emissão que devem ser focadas. O transporte é uma delas', diz a professora de direito ambiental internacional faculdade de direito da USP de Ribeirão Preto, Gisele Araújo.
Planejamento em reciclagem também é outro aspecto que contribui no combate às mudanças climáticas, além da conscientização de uso dos recursos hídricos, da energia elétrica, e da contenção do petróleo.
O consumidor consciente deve checar a procedência das madeiras dos móveis, adotar eletrodomésticos que tenham o selo de economia de energia, investir em casas ecológicas (com aquecimento solar, por exemplo), e reduzir o consumo de embalagens.
'Nosso futuro passa por uma redução de consumo necessariamente. Vai haver superpopulação no planeta [estima-se que, em 2050, haja 9 bilhões de pessoas no mundo] e, portanto, mais uso de água, de energia e de espaço', diz Gisele Araújo, professora de direito ambiental internacional faculdade de direito da USP de Ribeirão Preto." [Mais.]