segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pinguim imperador - um astro do cinema em extinção


Energia Eficiente
"Pesquisadores do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) , Massachussets, advertem em recente pesquisa que se o gelo continuar a derreter nas proporções atuais devido às alterações climáticas, uma espécie em particular pode sumir da face da Terra em menos de 100 anos.

Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior ave da família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártica , pois precisam aquecer os ovos deixados pelas fêmeas, que só voltam ao continente antártico na primavera.

O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdômen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos.

Segundo os pesquisadores essa espécie não consegue se adaptar às mudanças climáticas ou alterar o calendário de seu ciclo reprodutivo. As previsões apontam para a redução de até 95% da população nos próximos 90 anos." [Mais.]

Nenhum comentário: