segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Veja o que você pode fazer para combater o aquecimento global


Folha Online
"A cidade dinamarquesa de Copenhague recebe, entre os dias 7 e 11 deste mês, uma conferência com os principais líderes mundiais. Para quem acompanha o debate climático de longe, a distância entre protocolos e o dia-a-dia também é grande.

A boa notícia é que pequenas atitudes na rotina podem, sim, ajudar no combate às mudanças climáticas. Tudo depende, entretanto, da região onde o cidadão se encontra.

Nas cidades, existe a urgência de reestruturação na área de transportes. 'Tem gente que mantêm dois ou três veículos para driblar o rodízio. São as principais fontes de emissão que devem ser focadas. O transporte é uma delas', diz a professora de direito ambiental internacional faculdade de direito da USP de Ribeirão Preto, Gisele Araújo.

Planejamento em reciclagem também é outro aspecto que contribui no combate às mudanças climáticas, além da conscientização de uso dos recursos hídricos, da energia elétrica, e da contenção do petróleo.

O consumidor consciente deve checar a procedência das madeiras dos móveis, adotar eletrodomésticos que tenham o selo de economia de energia, investir em casas ecológicas (com aquecimento solar, por exemplo), e reduzir o consumo de embalagens.

'Nosso futuro passa por uma redução de consumo necessariamente. Vai haver superpopulação no planeta [estima-se que, em 2050, haja 9 bilhões de pessoas no mundo] e, portanto, mais uso de água, de energia e de espaço', diz Gisele Araújo, professora de direito ambiental internacional faculdade de direito da USP de Ribeirão Preto." [Mais.]

Nenhum comentário: