segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sinos dobram pelo clima em Copenhague


Yahoo! Notícias
"COPENHAGUE (AFP) - Os sinos da Catedral de Copenhague deram 350 badaladas neste domingo, para lembrar o limite máximo de partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera para limitar o aumento da temperatura no planeta em 1,5 grau.

Os sinos da catedral luterana Vor Frue Kirke bateram por volta das 15H00 local (12H00 Brasília), encobrindo o ruído dos helicópteros da polícia que sobrevoam de forma permanente o centro da capital dinamarquesa.

O arcebispo sul-africano e Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, e o arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Williams, oficiaram uma missa ecumênica, para centenas de fiéis, antes das 350 badaladas pelo clima.

'Não foi apenas uma cerimônia magnífica, mas uma mensagem política muito forte: que os homens e as mulheres entendam a ciência do clima', declarou à AFP Bill Mc Kibben, fundador do grupo de ação ecológica 350.org.

Igrejas de diversas partes do mundo também dobraram seus sinos hoje, 350 vezes, para lembrar o desafio do aquecimento global, segundo a 350.org, que lançou a ideia da manifestação.

A atual concentração de CO2 na atmosfera é de aproximadamente 385 partes por milhão (ppm). Para limitar a alta da temperatura a 1,5 grau, como exigem os pequenos Estados insulares, diretamente ameaçados pelos efeitos do aquecimento global, os cientistas estimam que a concentração de CO2 não pode superar as 350 ppm." [Mais.]

Nenhum comentário: