terça-feira, 29 de julho de 2008

Lula visita Argentina em plena tensão bilateral, diz 'La Nación'

BBCBrasil.com
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Argentina neste domingo em 'plena tensão bilateral', afirma uma reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal argentino La Nación.

Segundo o diário, a tensão entre os dois países se deve às diferenças de posição entre Brasil e Argentina nas negociações da Rodada de Doha e aos novos conflitos comerciais relacionados à farinha argentina e à redução alfandegária adotada pelo Brasil.

'Lula será o primeiro chefe de Estado a visitar sua parceira Cristina Kirchner depois da crise do setor agrícola, mas chegará justo quando há diferenças entre os dois países', diz o jornal.

'Talvez não seja o melhor momento para que o presidente brasileiro venha à Argentina, mas chegará, de qualquer forma, no domingo', afirma o La Nación.

Apesar dos conflitos no setor comercial, o La Nación destaca que a expectativa do encontro entre Lula e Cristina Kirchner, agendado para segunda-feira, é que os líderes fechem acordos comerciais durante a reunião.

"O governo argentino pretende equilibrar um pouco o grande déficit no intercâmbio industrial com o Brasil", diz o jornal, citando os setores estratégicos identificados pela Argentina." [Mais.]

Nenhum comentário: