terça-feira, 29 de julho de 2008

China usa Jogos para violar direitos, diz Anistia Internacional


BBCBrasil.com
"Um relatório da Anistia Internacional (AI) afirmou que garantir a 'harmonia' e 'estabilidade' dos Jogos Olímpicos de Pequim virou uma desculpa para o governo desrespeitar os direitos humanos na China.

De acordo com o documento da ONG divulgado na segunda-feira, a repressão dos indivíduos que defendem os direitos humanos 'se intensificou porque Pequim está hospedando os jogos'.

A Anistia Internacional diz que a intenção do governo chinês seria 'limpar' das ruas de Pequim pessoas 'indesejáveis', que possam causar distúrbios e promover manifestações durante os jogos.

Nesta terça-feira, um porta-voz do lado chinês disse que a ONG não tem 'direito' de dar lições ao governo chinês, e que a situação dos direitos humanos no país 'tem ficado cada vez melhor'.

(...) Para a AI, as autoridades chinesas estariam mantendo na prisão de forma "arbitrária e abusiva" ativistas, jornalistas e advogados que lutam pelos direitos humanos.

Segundo a ONG, o governo tem mantido esses cidadãos sob custodia por meio de duas formas de detenção que dispensam julgamento, a "reeducação por meio do trabalho" e a "reabilitação das drogas à força".

Aos detidos não é dado o direito de questionar o motivo da prisão e eles podem ficar sob custódia por até mais de três anos, segundo Mark Allison, pesquisador-chefe para a China da AI.

"Observamos uma deterioração dos direitos humanos na China não apesar da Olimpíada, mas por causa da Olimpíada", afirmou a vice-diretora do programa para Ásia da ONG, Roseann Rife. " [Mais.]




Nenhum comentário: