terça-feira, 29 de julho de 2008

Negociações da Rodada Doha fracassam com impasse agrícola

Estadao.com.br
"GENEBRA - As negociações para salvar a Rodada Doha de liberalização do comércio fracassaram, afirmaram negociadores nesta terça-feira, 29, depois que China, Estados Unidos e Índia não chegaram a um acordo com relação às regras de importação agrícola.

A representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, afirmou que os diplomatas não conseguiram dar o passo final nas negociações. "Estávamos tão perto de fechar um acordo, mas não conseguimos fazê-lo hoje", disse ela.

De acordo com as fontes citadas pela AP, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, comunicou aos participantes que não houve acordo. Elas comentaram que a falta de entendimento entre EUA, China e Índia com relação às salvaguardas às importações agrícolas acabou definitivamente com qualquer esperança de avanço na negociação.

Outras fontes também afirmaram que as negociações globais de comércio em Genebra fracassaram, sem acordo. 'Parece que acabou', afirmou um diplomata britânico, que pediu para não ser identificado." [Mais.]

Nenhum comentário: