"Ministros de cerca de 35 países estão reunidos em Genebra, na Suíça, desde o dia 21 de julho, para dar continuidade às negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O encontro em Genebra é considerado a última chance de se obter um acordo de liberalização do comércio mundial, pelo menos neste ano.
Foram literalmente milhares de horas de negociações. O mediador do acordo no setor industrial, Don Stephanson, calculou que manteve reuniões por 2 mil horas para fazer sua proposta.
Desde 2001, o processo foi interrompido em várias ocasiões, seja por motivos políticos ou incapacidade dos negociadores de superar impasses técnicos. "
A Rodada Doha da OMC foi lançada em novembro de 2001, na capital do Qatar, com o objetivo de obter maior liberalização do comércio mundial. Quase sete anos depois, os países envolvidos nas discussões ainda não conseguiram chegar a um acordo.
Até agora, as discussões têm girado principalmente em torno do tamanho dos cortes nos subsídios à agricultura por parte dos países desenvolvidos e no quanto o comércio de serviços pode ser liberalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário