segunda-feira, 2 de junho de 2008

Brasil ainda tem 34,5 milhões de pessoas sem esgoto em áreas urbanas


videVERSUS
"Estudo elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgado na sexta-feira aponta que 34,5 milhões de pessoas que residem em áreas urbanas do País não têm coleta de esgoto. O número representa 26,8% dos moradores das áreas urbanas dos municípios brasileiros.

O relatório apresentado durante o workshop 'Políticas Sociais e Saneamento Básico - as experiências brasileira e indiana', realizado em Brasília, foi feito pelos técnicos do Ipea a partir de informações do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A análise dos pesquisadores demonstra outros aspectos que incluem variáveis como “raça”, condições de habitação e diferenças regionais. A comparação de dados foi feita de 2001 a 2006, último dado disponível.

O estudo mostra grandes desigualdades regionais. Em 2001, 66,8% da população residente em áreas urbanas não tinham saneamento básico adequado no Norte. Esse número passou a 59,5% em 2006, numa retração de 7,3%, a maior das regiões analisadas, mas ainda está longe se comparado à região Sudeste, que detém apenas 10,7% da população residente em áreas urbanas sem esgoto. O estudo indica que 91% das cidades brasileiras possuem água canalizada e em 97,1% das cidades existe coleta de lixo. O esgoto sanitário é a grande deficiência, pois é ausente em 22,2% dos municípios brasileiros.

Nenhum comentário: