segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Portela sai em defesa do ambiente na Sapucaí



G1
A escola tentará conquistar um título com o tema ambiente, destacado pelo aumento da preocupação com o aquecimento global.

A Portela está há 24 anos sem conquistar um título do Grupo Especial. Para brigar pelo título, a escola quer representar a fauna e a flora que ainda resistem às ameaças.

O desfile começa com duas alegorias acopladas no carro abre-alas para mostrar a beleza que existe nas profundezas das águas. Como canta o refrão principal do samba da escola -- “Eu sou a água, sou a terra, sou o ar / Sou Portela” --, os três elementos da natureza servem de inspiração para os próximos setores do desfile de Madureira.

O segundo carro, referente à água, traz esculturas de baleias, arraias e outros seres marinhos que habitam os oceanos. Já no do ar, o quarto do desfile, destaques serão posicionados bem no alto da alegoria -- tudo para simular uma verdadeira revoada de pássaros em plena Avenida.

A águia, símbolo da agremiação, não poderia estar de fora da abertura da escola. Em 2008, ela virá sem movimentos, mas batendo um recorde: será, segundo o carnavalesco Cahê Rodrigues, a maior que já passou pela Sapucaí, com 23 metros de comprimento.

O continente africano também tem destaque no enredo da escola. “A África é considerada o coração do mundo, mas seu povo sofre com muitas mazelas, como a fome e doenças”, afirma o carnavalesco. Na alegoria, um enorme gorila recebe os lideres das nações, que darão as mãos em volta de um globo terrestre para pensar num mundo melhor.

Confira o samba-enredo da escola.

Nenhum comentário: