quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Plataforma de lixo gigantesca bóia no Oceano Pacífico

Há pouco o Mielle perguntou: "Já passou lá no blog hoje?". Não, o dia foi uma correria. Viajo amanhã e este vai ser, provavelmente, o único post nos próximos sete dias. "Então, nem te conto! Dá uma olhada...".

Fui ver e fiquei boquiaberta com o que li. O Mar Morto está secando! Dá pra crer? No mês de janeiro,"o nível do mar diminuiu 20 centímetros, quatro vezes mais do habitual", disseram os especialistas, que alertaram também que "o fenômeno persistirá, caso medidas não sejam tomadas urgentemente". A escassez de chuvas e a construção de represas quadriplicou a previsão de redução das águas deste que é, na verdade,
um lago.

Pra ter uma idéia do estrago, basta saber que "a superfície do lago já diminuiu dos 1.000 quilômetros quadrados, registrados no princípio do século 20, para 650 quilômetros quadrados atualmente (quase metade!), o que representou uma redução no nível de água de mais de trinta metros" (para saber mais, clique aqui).


"Que coisa horrorosa!", comentei, meio abobada. Pois é, mas a notícia não era esta... "Ai, meu Deus! Pode haver coisa pior?", pensei, incrédula. E não é que há? Não sei dizer se é pior, mas é tão inacreditável quanto: uma imensa plataforma de lixo, medindo duas vezes a extensão do território norte-americano, "bóia" ao norte do Oceano Pacífico!...

Que tal? Uma "sopa de lixo" gigantesca, pra encher a barriga de todos os que ainda acham isso tudo de ambientalismo uma baboseira, etc. e tal.

Fiquei - e ainda estou - estupefata! Aí fui ler a matéria. E o que encontro? Mais uma notícia impressionante: "Lixo no Líbano forma montanha de 20 metros de altura". Só pra ilustrar e responder à pergunta: "como é que pode"?



Pode quando os governos ignoram que é preciso dar um destino para o lixo que o homem produz, quando não consideram o destino do lixo uma prioridade e durante anos vão empilhando os dejetos nos lixões.



Esse aí, no Líbano, com 20 metros de altura e 300 metros de extensão, foi "cultivado" durante os últimos 25 anos e está muito bem localizado... na beira do mar! Segundo a matéria, "
correntes do Mediterrâneo levaram os dejetos a praias de países tão distantes como Turquia e França".

Assim é que pode, com o passar do tempo (neste caso, 25 anos!), contribuir com os ingredientes para o preparo do nosso indigesto sopão!

Nenhum comentário: