quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Escultora cria obra de arte que durará só um dia na Antártida


Último Segundo
ESTAÇÃO MCMURDO, Antártida (Reuters) - Os artistas vêem o mundo de um jeito diferente do resto dos mortais. Talvez seja por isso que a escultora californiana Lita Albuquerque tenha decidido criar uma obra ambiental num ponto avançado no meio do gelo, e que só terá sua forma perfeita por um dia.

Seu 'Eixo Estelar' consiste de 99 esferas azuis de fibras de vidro organizadas num padrão que lembra o das estrelas, no solstício de verão do Hemisfério Sul. Como nesta época do ano é sempre dia na Antártida, as estrelas de verdade não estarão visíveis, mas seus cursos foram calculados pelo astrônomo Simon Balm, que também trabalhou no projeto.

As esferas-estrelas ficarão no lugar somente no dia 22 de dezembro, e depois terão de ser retiradas. Um dos motivos é a proibição da poluição no continente gelado. A criação da obra está sendo fotografada diariamente, e o resultado final será captado desde um helicóptero. A desmontagem também será registrada, até que não sobre mais nada, só o campo branco de neve.

A escultora já fez outras obras efêmeras antes -- nas pirâmides de Giza e no Monumento de Washington --, mas, segundo ela, a idéia do trabalho surgiu com uma visão. 'Tinha uma imagem do planeta inteiro com as pirâmides alinhadas às estrelas', disse ela. 'Daí me veio a idéia, de traçar as estrelas no solstício tanto no Pólo Sul como no Pólo Norte'. O projeto acabou ficando só no Pólo Sul, e foi financiado por um programa da Fundação Nacional de Ciência.

A artista e sua equipe tiveram de testar as esferas num túnel de vento para garantir que elas sobreviveriam aos ventos de quase 180 km/h. Albuquerque, que foi criada na Tunísia e em várias partes do mundo, contou que cavou uma trincheira no gelo e dormiu nela.

Uma das dificuldades foi manter as esferas no gelo. A equipe teve de criar fixações de corda e bambu sob o gelo. "É inacreditável de tão trabalhoso", disse ela. "Parece que o que eu faço é simples. Sempre parece que qualquer um poderia ter feito. Mas levou uns bons anos de preparação e bastante logística".

Nenhum comentário: