sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Petrobras anuncia descoberta de maior área petrolífera do país

M'zONe
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira(8) a descoberta da sua maior província petrolífera, que, segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, porá no futuro o País numa nova posição entre os produtores mundiais.

O comunicado oficial da empresa diz que a descoberta pode aumentar em 50% as reservas de petróleo e gás do país.


O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou uma.reavaliação das áreas de elevado potencial a serem leiloados para a exploração. Dos 312 blocos da área Tupi, onde foi feita a descoberta, 41 blocos foram retirados por apresentarem grande potencial.

Dilma Roussef acredita que o país se tornará exportador de óleo e gás com a descoberta na Bacia de Santos, e que se estende pelas Bacias do Espírito Santo e de Campos.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que o potencial da reserva pré-sal – ou seja, em águas muito profundas – pode fazer com que o país saia do atual 24% lugar no ranking para o nono ou oitavo lugar. Ele disse que ainda não é possível estimar os custos para a exploração dessa nova área.

Em clima de otimismo governamental, o secretário de Comunicação Social da presidência da República, Franklin Martins, afirmou que a descoberta, numa parábola futebolística, faz com que o Brasil saia do grupo de acesso e ingresse na primeira divisão do ranking do petróleo.

O anúncio foi feito depois da uma reunião do CNPE, na sede da empresa, no centro do Rio, da qual participou o presidente Lula e mais nove ministros. Lula embarcou em seguida para o Chile, onde participa da uma conferência de presidentes e mandatários ibero-americanos. .

O comunicado oficial da empresa diz que “o volume descoberto, somente na acumulação de Tupi, que representa uma pequena parte da nova fronteira, poderá aumentar em mais de 50% as atuais reservas de petróleo e gás do país, que somam hoje 14 bilhões de barris”.

Nenhum comentário: