quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Câmara Federal rejeita proposta de regulamentação da prostituição no país


Imagem: Fernando Botero - Four Woman
Correio Forense
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou, nesta quarta-feira (7), em votação simbólica, a proposta que regulamentava a prostituição no país.


O relator da proposta foi o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), que ofereceu parecer contrário à proposta.

De acordo com o texto, de autoria do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), os serviços sexuais teriam pagamento assegurado por lei.
“O pagamento será devido igualmente pelo tempo em que a pessoa permanecer disponível para tais serviços, que tenha sido solicitada a prestá-lo ou não. Somente esta pessoa poderá exigir o pagamento”, afirma o texto rejeitado.

Para ACM Neto, a proposta não tinha conteúdo amplo suficiente para ser transformada em lei. A mesma proposta provoca a extinção de três artigos do código penal, que punem a prostituição. “Esta matéria voltará para o debate. Ela é importante, mas esta que estava em votação era muito abrangente”, argumenta o relator vitorioso.


Decepção

A coordenadora da Rede Nacional de Prostitutas, Gabriela Leite, lamentou a decisão da CCJ e garantiu que as profissionais continuarão trabalhando pela regulamentação. “Isso é péssimo, mas a gente não vai desistir. Hoje, os donos de bordéis só exploram as prostitutas. Somo cidadãs como todas outras. Era o primeiro passo para compartilhar de todos direitos dos trabalhadores”, disse.


A rede nacional é composta por 23 mil associadas em todo país, de acordo com a coordenadora.
De acordo com Fernando Gabeira, a prostituição deve ser tratada em outras propostas relativas à legislação trabalhista. “O debate vai continuar. Não há decepção. Achamos importante que essas pessoas tenham cidadania”, defendeu Gabeira.

A reunião da CCJ foi marcada por inúmeros pronunciamentos contrários à aprovação da matéria. Um dos mais enfáticos foi do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Daqui a pouco vão querer tudo. Todos direitos. Vão querer até carteira assinada”, criticou.

Nenhum comentário: