quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Brasileiro prefere o humor "burro"?


M'zONe
por Gustavo Miller
Se o stand-up é o gênero de comédia que atualmente está fazendo mais sucesso na internet e no teatro, por que na grade da televisão brasileira ele ainda é muito raro?

E por que parece que humor que faz sucesso na TV se resume apenas a personagens exagerados, imitações e sátiras de algo ou alguém? Claudio Torres Gonzaga é uma das melhores pessoas para responder a essas perguntas. Além de ser um dos criadores do grupo carioca de stand-up Comédia em Pé, ele é redator do programa Zorra Total, da Rede Globo.

"O público do Zorra nunca alcançou o público adolescente, que é o da internet. O espectador entre 15 e 18 anos é o mais difícil de se atrair na televisão", diz. "O jovem gosta de algo contestatório e isso traz uma rejeição muito grande em outros públicos. A TV é feita para as massas, ela tem de buscar agradar dos 4 aos 90 anos", diz.

Segundo Gonzaga, a identificação do público juvenil com a "comédia em pé" vem muito da característica de ser um humor de deboche, que tira sarro de situações comuns do cotidiano. "O jovem gosta dessa coisa de ofensa, do humor ligeiramente agressivo, que derruba ícones", destaca.

Gonzaga acredita que o formato leve de atuação do stand-up tem mais a cara da internet, enquanto algo mais caricatural e exagerado combina com a TV. Para o comediante Danilo Gentili, o problema é cultural. "Não digo que o povo é burro, porque a TV investe milhões em pesquisa para dar a ele o que ele quer", diz. "Mas o público da internet é o público novo e o meu tipo de comédia vai evoluir com esse espectador. Hoje ele gosta de internet, mas amanhã vai exigir na televisão o mesmo tipo de humor que vê na rede", afirma.

Bruno Motta, que já freqüentou os principais programas televisivos e até foi elogiado por Chico Anysio, diz que o principal problema é realmente saber inserir o stand-up dentro do mundo do povão."Certo é ter um programa só disso. Já fui no Tom Cavalcante e um monte de gente da platéia não entendeu as minhas piadas", comenta. Uma coisa é certa: todo mundo tem vontade de ir para a televisão, por mais que ela já esteja se tornando uma mídia não-essencial para divulgar o trabalho.

Não é à toa que quase todos os comediantes que fazem stand-up - e são atores - têm como carta na manga alguns personagens criados por eles próprios. Fábio Porchat, do Comédia em Pé, faz sucesso no Zorra Total com o personagem "O Chato", que foi criado a partir de uma piada sua no stand-up. Dani Calabresa, do grupo Comédia ao Vivo, faz parte do elenco do programa Sem Controle, que passa no SBT.

Também se engana quem acha que na internet há apenas o surgimento de novos comediantes que apostam no stand-up. O humor caricato, da satirização, também tem os seus representantes.Maurício Chadad, de 22 anos, atualmente é um ator desempregado e viu na web a melhor maneira de não ficar parado. Todas as quartas-feiras ele coloca em seu site videolog.uol.com.br/poraiafora um novo programa humorístico - quase sempre uma paródia de algum show famoso.

Jô Soares, por exemplo, virou o Tonelada e a apresentadora Vivi Romanelli, Vivi Compranelli. "Gosto muito de caracterização e é o gênero que mais gosto de assistir", explica. Segundo ele, em apenas um ano foram criados mais de 50 personagens.

Chadad diz que seu humor tem a cara da televisão, mas também da internet. "Tem espaço para tudo na web, tem internauta para todos os gostos", afirma.

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