quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Meditação melhora atenção e autocontrole, indica estudo

Folha Online
A prática diária da meditação melhora a atenção e o desempenho cognitivo e emocional, segundo um estudo da Universidade Dalian, na China.

Conforme a pesquisa, a técnica de meditação conhecida como Capacitação Integradora da Mente e do Corpo 'permite controlar os pensamentos sem esforço'. E também 'promove um estado de alerta descansado que permite um alto grau de consciência do corpo'.

Os pesquisadores, liderados por Yi-Iuane Tang, do Instituto de Neuroinformática e do Laboratório de Corpo e Mente da universidade, realizaram seus experimentos com 80 estudantes, com idade média de 21,8 anos.

Os cientistas separaram os estudantes em dois grupos aleatórios, de 40 pessoas cada. Um dos grupos realizou durante cinco dias sessões de 20 minutos da técnica de meditação, desenvolvida nos anos 90. Ambos os grupos foram submetidos a testes antes e depois, para avaliar sua capacidade de atenção e seu estado de ânimo.

Resultado
Os pesquisadores encontraram melhoras em vários níveis da atividade e da condição mental e emocional dos integrantes do grupo que fez meditação. 'A conclusão razoável é que, com cinco dias de prática da meditação integradora, foram alcançadas melhorias nos níveis de atenção, cognição, emoção e reação ao estresse", assinala o artigo, publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Outra conclusão deste estudo é que "a quantidade de tempo que os participantes dedicam diariamente à meditação, mais que o número total de horas de prática de meditação ao longo da vida, é o que afeta o desempenho nas tarefas que requerem atenção".

Nenhum comentário: