quinta-feira, 1 de novembro de 2007

União Européia fixa plano para período pós-Kyoto



M'zONe
Os ministros de Meio Ambiente da UE (União Européia) fixaram nesta terça-feira (30) a posição dos 27 países-membros para a Conferência sobre a Mudança Climática da ONU, que será realizada em dezembro em Bali, na Indonésia.

No evento serão fixadas as bases para um acordo posterior ao Protocolo de Kyoto, que termina em 2012. Os ministros ressaltaram que o objetivo das medidas estipuladas é fazer com que a temperatura média global não aumente mais que dois graus centígrados em relação ao nível pré-industrial.

Com isso, a UE reitera os compromissos assumidos em março, quando os países concordaram em reduzir de forma unilateral suas emissões de CO2 (dióxido de carbono) em cerca de 20% até 2020 em relação ao nível de 1990.

Os representantes do órgão lembraram o interesse dos países-membros em fazer com que 20% da energia consumida em 2020 proceda de fontes renováveis e que os biocombustíveis representem 10% dos utilizados nesse ano.

O comissário europeu para meio-ambiente, Stavros Dimas, comemorou as conclusões adotadas e advertiu que as negociações em Bali não serão fáceis, devido sobretudo à recusa dos Estados Unidos em assumir compromissos contra o aquecimento global.

No entanto, o comissário afirmou confiar que "impere a razão" e que se consiga apoio contra a mudança climática de países que até agora não compartilham dos objetivos do Protocolo de Kyoto.

A ministra espanhola de Meio Ambiente, Cristina Narbona, disse em entrevista coletiva que o texto aprovado hoje mostra o interesse de fortalecer o financiamento internacional para que os países em desenvolvimento possam contar com novas tecnologias mais ecológicas e para financiar a proteção de florestas em outros países, reconhecendo seu papel de consumidoras de CO2.

Nenhum comentário: