terça-feira, 23 de outubro de 2007

História retratada através do cinema

Radio Ipanema FM
Uma seleção de filmes que une informação, reflexão crítica e entretenimento vai estar em cartaz na Sala P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre) na mostra Cinema & História, de 30 de outubro a 11 de novembro.

Para esse primeiro módulo foram escolhidos sete títulos que ilustram, com bastante fidelidade, o Nazismo, a Reforma, a Revolução Francesa, a Revolução Farroupilha, o Golpe Militar de 1964, o Brasil na Segunda Guerra e o acelerado processo de industrialização do século XX.

Os ingressos custam R$ 6,00 (meia para estudantes e idosos). Para a ocasião, foram convidados três professores para a realização de sessões comentadas.

Os filmes são SENTA A PUA, de Erik Castro, documentário brasileiro sobre a participação do país na Segunda Guerra; AMÉM, de Costa-Gravas, filme francês sobre o silêncio da Igreja Católica diante do extermínio de judeus promovido por Hitler; LUTERO, de Eric Till, filme de produção alemã/americana sobre o rompimento de Lutero com a Igreja Católica; MARIA ANTONIETA, de Sophia Copolla, sobre a princesa austríaca que virou rainha da França e perdeu a cabeça na guilhotina; NETTO PERDE SUA ALMA, de Beto Souza e Tabajara Ruas, filme gaúcho sobre episódios da Guerra dos Farrapos; TEMPOS MODERNOS, clássico de Charles Chaplin, uma crítica ao modelo trabalhista americano; e ZUZU ANGEL, de Sérgio Rezende, sobre a estilista que encarou a ditadura depois da morte do filho nas mãos dos milicos.

Nenhum comentário: