quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Hoje é o Dia das Nações Unidas

Radio Ipanema FM
A ONU – Organização das Nações Unidas foi criada no dia 24 de outubro de 1945, com o objetivo de unir todos os países do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos, tomando em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.

Atualmente a Organização das Nações Unidas é composta por 189 Estados-Membros. A sede fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas o terreno e os edifícios são território internacional.

A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. São utilizadas seis línguas oficiais: Árabe, Chinês, Espanhol, Russo, Francês e Inglês – as duas últimas são consideradas línguas de trabalho.

Os objetivos das Nações Unidas: Manter a paz em todo o mundo. Fomentar relações amigáveis entre nações. Trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com a destruição do ambiente e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos outros. Ser um centro capaz de ajudar as nações a alcançarem estes objetivos.

Os princípios das Nações Unidas: Todos os Estados Membros gozam de igualdade soberana. Todos os Estados Membros devem obedecer à Carta. Os países devem tentar resolver as suas diferenças através de meios pacíficos. Os países devem evitar utilizar a força ou ameaçar utilizar a força. As Nações Unidas não podem interferir nas questões internas de um país. Os países deverão tentar dar toda a assistência à Organização.

Nenhum comentário: