segunda-feira, 16 de julho de 2007

Num futuro próximo, será possível criar-se artefatos onde o tecido neural estabeleça um vínculo bidirecional com próteses mecânicas

via NeuroBlog

Quase um ano atrás, ninguém poderia ter previsto que Guava, a nossa mais nova colaboradora, desempenharia um papel tão chave nas nossas pesquisas. Tímida, compenetrada e sem ambições maiores, Guava se limitava a realizar as tarefas diárias sem maiores alaridos. Bem-comportada, carinhosa e delicada em seus movimentos, ela rapidamente aprendeu tudo que lhe foi ensinado. Ainda assim, o comentário de todos ao seu redor era que, apesar de ser um doce de criatura, Guava jamais seria nenhuma Aurora.

Guava deve ter ouvido o desdém alheio.

Na semana passda, surpreendendo a todos os seus colegas primatas (humanos e não humanos), Guava realizou algo que nem a grande Aurora jamais imaginou realizar. Beneficiando-se dos resultados obtidos por duas de suas primas distantes, Thumper e Pocie (veja NeuroLog de 17/11/2006), Guava se tornou o primeiro ser vivo a operar a mais nova interface cérebro-máquina criada pelos pesquisadores do Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke.

O detalhe é que essa não é uma interface cérebro-máquina qualquer; trata-se da primeira interface cérebro-máquina-cérebro, algo que poucos acreditavam ser possível desenvolver. Pelo menos nessa década. [See more]

Enzima pode ajudar a tratar a alergia

G1 > Ciência e Saúde
Dois projetos europeus descobriram a estrutura de uma enzima que tem papel importante no desencadeamento de episódios de asma e alergias, o que abre novos caminhos para o desenvolvimento de medicamentos mais efetivos contra essas doenças.
A descoberta, que será publicada nesta semana na revista 'Nature', é o fruto de dois projetos de pesquisa financiados com fundos da União Européia (UE), informou neste domingo (15) a Comissão Européia (CE) em comunicado.
A enzima, denominada LTC4-sintase, faz parte do complexo processo que leva à produção dos leucotrienos, que causam os sintomas alérgicos e a reação inflamatória que gera os ataques de asma. Alguns medicamentos existentes bloqueiam o efeito dessa enzima depois de episódios de alergia ou asma. [Mais.]

domingo, 15 de julho de 2007

O geneticista Aubrey de Grey quer prolongar a vida indefinidamente


Época
"Todos os tipos de dano às células (mutações, envelhecimento e morte celulares) são causados por processos químicos no corpo. O que devemos fazer para reparar tais danos é deter ou reverter esses processos."
Haverá uma pílula da juventude? Poderemos, um dia, nos tornar imortais? Essas perguntas, que parecem saídas de filme de ficção científica, são feitas diariamente e a sério por cientistas em laboratórios americanos e europeus. Eles prevêem que, no futuro, será possível cultivar partes do organismo a partir de células-tronco para substituir tecidos e órgãos envelhecidos. O fígado parou de funcionar? Instala-se um novo, feito sob medida. As células-tronco também poderiam ajudar pacientes portadores de doenças cardíacas, diabetes, artrite, reumatismo e mesmo problemas neurológicos, como Alzheimer e Parkinson. [Mais.]

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Manifesto à sociedade brasileira


[ M'zONe ]
A Ordem dos Advogados do Brasil sempre se colocou destemidamente à frente dos grandes movimentos populares brasileiros. Foi assim, quando lutou pelo fim do governo autoritário e pelo retorno ao Estado de Direito. Assim também, quando houve necessidade de afastar do poder o Presidente que transgredira regras de moralidade pública.

Constata-se que nos últimos tempos tem vindo à tona uma grande quantidade de fatos e informações que apontam para uma grave crise ética, infelizmente alcançando todas as áreas e níveis de atuação pública.

Face a tal grave conjuntura, a OAB-RS decidiu encabeçar movimento público da cidadania contra esse estado de coisas. Este é um movimento em defesa das instituições democráticas, que devem ser preservadas, e não tem qualquer conotação político-partidária.

Para tanto, convocamos o povo gaúcho para uma grande manifestação pública que será realizada às 12 horas de hoje, sexta-feira (13), na Esquina Democrática de Porto Alegre, com a participação de todas as forças vivas e éticas da cidadania.

O Rio Grande sempre esteve à frente dos grandes movimentos nacionais e é dos gaúchos o grito de basta de corrupção e impunidade, que será, depois, ressoado em todos os cantos deste Brasil, culminando com ato público na Capital Federal.
É hora de demonstrar que o Povo Brasileiro não mais suporta tanta desonestidade e impunidade. Salvemos a democracia, esmagando e repudiando a corrupção!

Convocamos a todos os advogados e advogadas, estagiários e estagiárias, estudantes de Direito e a sociedade para que se façam presentes, contribuindo, com suas presenças, para o início da profilaxia moral na vida política brasileira.

DIRETORIA DA OAB-RS

Gravações do novo Vila Sésamo começam em agosto



[ M'zONe ]
A TV Cultura começa em agosto as gravações da nova versão de Vila Sésamo. O elenco de manipuladores e dubladores já está escolhido. Ao contrário da primeira edição, produzida entre 1972 e 1977 pela emissora paulista e a Rede Globo, a produção não terá atores.

Representantes da Sesame Street, empresa americana responsável pelo programa, estão acompanhando o processo de criação. Bebel (foto) é uma das novas personagens que aparecerão no repaginado Vila Sésamo.

domingo, 8 de julho de 2007

Chaveiro eletrônico desenvolvido no Japão simula estouros de plástico bolha


[ M'zONe ]
Um chaveiro eletrônico desenvolvido no Japão deve agradar aquelas pessoas viciadas em estourar plástico bolha. Trata-se do PuchiPuchi, um aparelho de 25 gramas, com oito botões que simulam esses pequenos estouros. Para dar mais emoção à atividade, a empresa japonesa Bandai criou uma surpresa: a cada cem estouros, o aparelho alimentado por bateria faz um barulho diferente. De acordo com o site de tecnologia “Engadget”, os sons vão de uma voz sexy ao barulho de campainha.
A novidade será lançada no Japão em setembro deste ano por um preço equivalente a R$ 12. Não há previsão para lançamento no Brasil.

Coréia do Sul uma sociedade 'supertecnológica'


[ M'zONe ]
Jovens assistindo à televisão pelo celular, telões de plasma espalhados por todos os lados, carros com sistema de navegação por satélite e até uma multidão de viciados em games - mais de 300 mil pessoas. Para o bem e para o mal a tecnologia já dominou a vida dos 49 milhões de sul-coreanos.
[Mais.]

Manila ganha van movida a energia elétrica


[ M'zONe ]
Uma das ruas mais importantes do centro financeiro de Manila, nas Filipinas, parou nesta quarta-feira (4) para ver uma novidade sobre rodas: van movida a energia elétrica.
O novo veículo é todo colorido e foi o centro das atenções por onde passou. A organização ambientalista Greenpeace deu as boas-vindas ao primeiro 'jeepney' ecológico, a versão elétrica do tradicional veículo filipino, alimentada por energia solar e pela combustão de resíduos orgânicos.
O 'jeepney verde', que não emite gases poluentes, começou esta manhã a ser testado no município de Makati, o principal distrito financeiro da região metropolitana de Manila.
A invenção demonstra como as cidades podem ajudar a combater a mudança climática, disse em comunicado o diretor de Campanhas do Greenpeace no Sudeste Asiático, Von Hernández, agradecendo à Prefeitura de Makati pela iniciativa.
Se os testes forem satisfatórios, um consórcio de empresas privadas e públicas, liderado pela companhia de energia solar Solarco, que tem participação do Greenpeace, vai promover o uso do veículo em outras cidades das Filipinas. [Mais.]

Alemanha terá plano energético pelo clima

[ M'zONe ]
O Governo da Alemanha quer elaborar até o final do ano um plano energético que demonstre que o país está decidido a cumprir compromissos na luta contra a mudança climática.
A mudança climática existe e é necessário frear o aumento das temperaturas. Os objetivos de redução de CO2 fixados pela União Européia são parte integral de nossa futura política energética', ressaltou neste terça-feira (3) a chanceler Angela Merkel, ao término da terceira conferência com representantes do setor energético.
Merkel ressaltou que a luta contra a mudança climática constitui o desafio mais importante do século XXI e, por isso, é fundamental elaborar estratégias de economia energética.
A reunião, com ministros e representantes de todos os ramos energéticos, além de associações de consumidores, serviu para aprofundar o debate mas não para tomar decisões.
Os representantes do Governo vão elaborar até setembro uma minuta do "pacto energético" que o Executivo quer ver aprovado antes de finais de ano, de forma.
A idéia é ter pronto o pacto antes da cúpula do clima de Bali em dezembro, para demonstrar que a Alemanha está disposta a cumprir suas promessas", explicou o ministro do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, na entrevista coletiva conjunta com Merkel. [Mais.]

Nasce 1º bebê de óvulo amadurecido em laboratório

[ M'zONe ]
Cientistas canadenses anunciaram nesta segunda-feira que nasceu o primeiro bebê criado de um óvulo que amadureceu em laboratório, foi congelado, descongelado e fertilizado.
Até agora, não se sabia se o óvulo que passou por esse processo poderia sobreviver ao descongelamento para ser fertilizado.
A descoberta dá esperança particularmente para pacientes com problemas de fertilidade ligados ao câncer.
Hannal Holzer e seus colegas no Centro Reprodutivo McGill, de Montreal, alertaram, contudo, que a técnica de amadurecimento in vitro ainda não foi tentada em mulheres com a doença. [Mais.]

Aquecimento faz lagoas do Ártico desaparecerem

[ M'zONe ]
Muitas lagoas rasas, que foram fontes de água durante milhares de anos no Ártico, estão desaparecendo por causa do aquecimento global, revelou um estudo divulgado hoje pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
"O último limiar ecológico de um ecossistema aquático é a perda de água. Estes locais já cruzaram este umbral", declarou John Smol, professor de biologia da Universidade de Queen, no Canadá, um dos autores do estudo. Smol e Marianne Douglas, professora de Ciências da Terra e da Atmosfera da Universidade de Alberta, também no Canadá, chegaram a esta conclusão após um estudo das lagoas árticas iniciado em 1983. [Mais.]

Humanidade consome 24% da vegetação da Terra, diz estudo

[ M'zONe ]
A espécie humana consome, destrói ou impede que nasçam plantas responsáveis por retirar quase 16 bilhões de toneladas anuais de carbono da atmosfera. Por meio da fotossíntese, as plantas fixam o carbono como matéria vegetal. Esses 16 bilhões de toneladas representam quase 24% de toda a produção vegetal potencial dos continentes, de acordo com estudo publicado nesta semana pelo periódico Proceedings of the National Academy os Sciences (PNAS).
De acordo com os autores do trabalho, nenhuma outra espécie consome tanto da chamada Produção Primária Líquida (NPP, na sigla em inglês) do planeta.
'Trata-se de um impacto notável na biosfera, causado por apenas uma espécie', diz o artigo, assinado por pesquisadores alemães e austríacos, que se valeram de dados estatísticos sobre produção agrícola, pecuária e madeireira, além de mapas com dados sobre o uso do solo e modelos matemáticos, usados para estimar qual seria o chamado NPP potencial, ou a cobertura vegetal dos continentes caso a humanidade não interferisse com os ecossistemas.

Nova droga 'apaga' memórias ruins

[ M'zONe ]
Pesquisadores das universidades de Harvard e McGill, em Momntreal, testaram com sucesso uma droga que bloqueia as más lembranças. Segundo estudo publicado no 'Journal of Psychiatric Research', a droga propranolol é usada em conjunto com psicoterapia para amenizar a memória de pacientes com estresse pós-traumático. De acordo com reportagem do site 'Live Science', a técnica permite que psiquiatras interrompam o circuito bioquímico que recupera a memória.
A pesquisa foi anunciada em março deste ano. Agora, os cientistas trataram durante dez dias 19 vítimas de acidentes ou abuso sexual. Nesse período, os pacientes foram orientados a descrever suas lembranças sobre o evento traumático, que acontecera dez anos antes. Alguns receberam a droga, que também é usada para tratar de amnésia e hipertensão, enquanto outros receberam um placebo. Uma semana depois, os pacientes que haviam recebido a droga mostraram poucos sinais de stress ao recordar do trauma.
Um estudo semelhante foi realizado com ratos pelo professor Joseph LeDoux, da Universidade de Nova York. Usando uma droga chamada U0126, cientistas conseguiram remover uma memória específica do cérebro dos animais, deixando todo o resto intacto.

WiMax: rede sem fio transforma Foz do Iguaçu em cidade digital

[ M'zONe ]
O município de Foz do Iguaçu, localizado na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), é a mais nova localidade digital brasileira. A partir desta semana, escolas municipais, postos de saúde, hospitais e unidades administrativas da Prefeitura estarão integrados via rede sem fio de alta velocidade - baseada na tecnologia WiMax - que permite acesso sem fio à internet, serviços de telefonia de voz (IP) e tráfego de dados e imagens. A expectativa é que, até o início de 2008, boa parte dos mais de 300 mil habitantes tenham acesso público e sem fio à internet.
Nesta primeira fase do projeto, chamado 'Cidade Foz Digital', todos os órgãos integrados à Prefeitura, postos avançados e das secretarias da Educação e Saúde, além de 55 escolas e 28 postos e hospitais, estarão interconectadas graças à mesma tecnologia habilitada pela Motorola em 85 países. Na prática serão 38 mil alunos da rede pública de ensino, quatro mil funcionários da prefeitura e mais de 350 mil usuários atendidos anualmente em postos de saúde e hospitais beneficiados pelo acesso à rede de dados e de voz que tem velocidades de tráfego de até 300 megabits por segundo. [Mais.]

Álcool e fumo são piores que LSD, diz estudo


[ M'zONe ]
O álcool é quase tão prejudicial quanto a heroína, e o tabaco é mais perigoso que a maconha, o LSD e o ecstasy, segundo uma nova tabela de classificação de drogas publicada nesta sexta-feira na revista médica 'The Lancet'.
A tabela, desenvolvida por um grupo de cientistas britânicos, classificou a heroína, a cocaína, os barbitúricos e a metadona comercializada nas ruas como as drogas mais nocivas, seguidas de perto pelo álcool, que aparece em quinto lugar.
O tabaco foi avaliado como a nona droga mais perigosa, atrás da quetamina - comumente usada como anestésico de cavalos -, das benzodiazepinas, que são calmantes vendidos com prescrição médica, e anfetaminas.

Segundo esta classificação, a maconha é a 11ª droga mais perigosa. O LSD aparece em 14º e o ecstasy, apelidada de "droga dos clubbers", em 18º lugar.
A nova classificação se baseou nos danos físicos causados ao usuário, na probabilidade de a droga induzir à dependência e no efeito de seu uso nas famílias, nas comunidades e na sociedade.

Fumo pode matar 1 bilhão até 2100, diz OMS


[ M'zONe ]
Um bilhão de pessoas vão morrer vítimas de doenças relacionadas ao fumo neste século caso países ricos e pobres não se mobilizem contra o tabagismo, disseram nesta segunda-feira (2) diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS).
'O tabaco é um produto defeituoso. Mata metade dos seus consumidores', disse Douglas Bettcher, diretor da Iniciativa Sem Tabaco, da OMS, no início de uma conferência internacional em Bangcoc que pretende traçar um plano mundial contra o cigarro. 'Ele mata 5,4 milhões de pessoas por ano, e metade dessas mortes acontece em países em desenvolvimento. É como um (avião) Jumbo caindo a cada hora', afirmou. O tabagismo está crescendo em muitos países em desenvolvimento, especialmente entre adolescentes, e por isso o número anual de mortos deve subir para 8,3 milhões nos próximos 20 anos, segundo Bettcher. [Mais]

Grupo decifra enigma do lago desaparecido


[ M'zONe ]
Pesquisadores desvendaram o mistério de um lago congelado no sul do Chile que havia desaparecido sem deixar vestígios no mês passado. Ao que parece, a massa de água foi vítima de uma rachadura, que permitiu que a água vazasse para fora do lago.
O acúmulo de água abriu um vão na parede de gelo em um dos lados do lago. O líquido fluiu até atingir um braço de mar que adentrava o continente e de lá foi para mar aberto, deixando o leito seco do lago cheio de icebergs.

"Parece que ele está enchendo de novo com água", disse Andres Rivera, glaciologista que liderou uma equipe escalada para resolver o mistério do lago sumido.
O lago fica na região de Magallanes, na Patagônia, e é alimentado por água derretida de geleiras. No começo do ano ele tinha uma superfície que tinha o porte de dez campos de futebol.
Para Rivera, o incidente era evidência dos efeitos do aquecimento global.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Tecnologia vai vencer aquecimento, diz livro


[ M'zONe ]
Os céticos do aquecimento global normalmente compartilham um mesmo arsenal de falácias para tentar “provar” que as pessoas andam esquentando (sem trocadilho) a cabeça à toa com o problema. Uma das mais comuns é lembrar que, afinal de contas, a Terra já passou por períodos muito quentes no passado e que, mesmo assim, aqui estamos todos nós, felizes e saudáveis.
O australiano Tim Flannery é um paleontólogo – nome dado aos sujeitos responsáveis por estudar a história da vida na Terra – e, portanto, está mais bem equipado do que ninguém para dizer se os céticos do clima têm alguma razão nesse caso. A resposta está em “Os Senhores do Clima”, livro de Flannery que acaba de chegar ao Brasil – e trata-se de um “não” ensurdecedor, esclarecedor e, por vezes, assustador.
Mas calma: ao contrário dos relatos sobre os perigos da mudança climática que você pode ter lido por aí, o de Flannery nunca é mais pessimista do que o necessário. Além de didático ao extremo, o livro consegue mostrar de forma clara quais são os entraves políticos que estão impedindo, até agora, uma ação mais decisiva contra o problema. E mais: revela onde cada cidadão interessado no futuro dos próprios filhos e do planeta pode dar contribuições importantes para que a catástrofe seja impedida.
A primeira vantagem do background de paleontólogo do pesquisador australiano é que a lição de casa dele já está feita, cortando pela raiz os argumentos falaciosos como o que abre esta resenha. Flannery começa sua exposição com descrições vívidas dos vários fatores terrestres ou cósmicos que poderiam gerar um aquecimento como o que estamos enfrentando, mostrando que nenhum deles – o aumento da luminosidade do Sol, mudanças na inclinação do eixo da Terra e coisas do tipo – é capaz de explicar a situação atual de forma satisfatória. De quebra, ele explica como a escala de tempo muito rápida do aquecimento atual só se encaixa com as mudanças recentes da atividade humana, trazidas pela industrialização e conseqüente queima de combustíveis fósseis. [Mais.]

Um terço dos americanos abusa do álcool

Quase um em cada três norte-americanos abusa ou se torna dependente do álcool ao longo das suas vidas, e a maioria nunca busca tratamento, segundo estudo divulgado na segunda-feira (2).
De acordo com o estudo, 17,8% disseram já ter abusado do álcool em algum momento de suas vidas, e outros 12,5% afirmaram ser ou terem sido dependentes, o que totaliza 30,3%. No momento da pesquisa, 4,7% diziam ter abusado do álcool no ano anterior, e 3,8% afirmavam ter tido dependência nos 12 meses anteriores. E menos de um quarto (24%) recebem algum tratamento, disseram os pesquisadores em artigo na revista 'Archives of General Psychiatry'.
Os distúrbios por uso do álcool continuam apresentando um problema pessoal e de saúde pública generalizado e sério nos Estados Unidos', escreveram Deborah Hasin, do Centro Médico da Universidade Columbia, de Nova York, e seus colegas.

Bebês aprendem a mentir aos seis meses


[ M'zONe ]
Não se iluda com o rostinho fofinho e os olhinhos brilhantes. Bebês são mestres na arte de enganar e mentir para terem suas vontades satisfeitas. De acordo com uma psicóloga britânica, as crianças aprendem a mentir muito antes do que a maioria das pessoas pensa. Com apenas seis meses de idade, eles já sabem que fingir choro é uma boa estratégia para conseguir atenção.
A médica Vasudevi Reddy, da Universidade de Portsmouth, falou ao jornal inglês “The Independent” sobre seu estudo neste domingo (1). “Chorar de mentirinha é uma das primeiras formas de enganação a surgir, e os bebês usam isso para ter atenção mesmo quando nada está errado. É fácil de ver, porque eles pausam enquanto esperam para ver se a mãe está respondendo, logo antes de voltarem a chorar”, disse ela ao jornal.
“Isso demonstra que eles são claramente capazes de distingüir que o que estão fazendo terá um efeito. É a mesma coisa essencialmente que os adultos fazem quando mentem, mas nos adultos o ato vem mais carregado moralmente”, afirma. [Mais]

Mochilas voadoras terão autonomia de mais de 40 Km


[ M'zONe ]
Boas novas para os mochileiros voadores. Como havia comentado aqui em janeiro, os maiores problemas das chamadas jetpacks eram a sua autonomia e o tipo de combustível utilizado. Mesmo após quase 50 anos de os primeiros protótipos desenvolvidos pela Bell voarem, os aparelhos não conseguiam voar mais de que 3 minutos utilizando uma mistura muito perigosa.
Pois no dia 11 de dezembro a Jetpack International vai lançar seu modelo T-73, que terá uma autonomia de 19 minutos de vôo, o que lhe permitirá cruzar uma distância de mais de 40 Km a uma altitude de 75 metros. E o melhor: utilizando querosene de aviação comum. Seria possível no Rio de Janeiro, por exemplo, sair da Barra da Tijuca, pousar no trabalho no centro da cidade e voltar sem ter de parar para reabastecer no aeroporto Santos Dumont (o perigo aí é ser abatido por uma bala perdida). Preço: 200 mil dólares, incluindo um curso para treinar o proprietário a dirigir o veículo. [Video]

Celular tem mais bactérias do que sola de sapato


[ M'zONe ]
Assim como o teclado do computador, celular também é um esconderijo para bactérias. Para deixar seu celular livre de bactérias é só usar um pouquinho de álcool isopropílico.
A coisa é tão séria que o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, resolveu fazer um teste. O biomédico recolhe amostras em celulares usados... e na sola dos sapatos. Depois, ele limpa os celulares e faz uma segunda coleta. Tudo é levado pro laboratório e analisado.

O resultado é surpreendente. Um celular tem mais bactérias do que uma sola de sapato. E para mostrar que uma boa faxina resolve o problema, o biomédico comparou amostras de celulares usados com as dos celulares limpos.
Para deixar seu celular livre de bactérias é só passar algodão ou lenço de papel com um pouquinho de álcool isopropílico. Este álcool é volátil, pode ser encontrado nas farmácias e não chega a atrapalhar o mecanismo do celular. [Mais.]

Cuba realiza 1º transplante de células-tronco em sistema nervoso

[ M'zONe ]
Cuba realizou o primeiro transplante com células-tronco no sistema nervoso central em um homem paraplégico de 32 anos, segundo a imprensa local. O paciente, não identificado, evolui satisfatoriamente três meses após ter sido submetido à inovadora técnica, de acordo com o neurocirurgião Amado Delgado Gómez, em entrevista à Agência de Informação Nacional (AIN).
O médico explicou que o paciente está recuperando a função motora nos membros inferiores e anda com o auxílio de órtese - dispositivo mecânico que exerce forças sobre uma parte do corpo. A técnica aplicada estimula a regeneração do tecido danificado e recupera em grande parte a função motora, depois de vários meses de reabilitação, afirmou o especialista cubano. [Mais]

Conheça os males da tecnologia do século XXI

[ M'zONe ]
O uso obsessivo das novas tecnologias está fazendo com que surjam novos problemas de saúde. Síndromes e doenças diversas aparecem junto com a compulsão pelo uso dos aparelhos como computador, celular e outros. [Mais.]

Derrubadas de árvores geram 75% das emissões de gás carbônico no Brasil

[ M'zONe ]
Embora tenha 45% da energia originada de fontes não-poluentes e da produção de biocombustíveis, o Brasil precisa de uma política pública eficaz contra o desmatamento para impedir o aumento das emissões de gás carbônico, que contribui para o agravamento do aquecimento global.
Atualmente, o Brasil é o quarto emissor de gás carbônico do mundo, despejando cerca de um bilhão de toneladas por ano, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia. As razões desse volume não estão nos veículos ou nas chaminés das fábricas. Isso porque 75% das emissões do principal gás causador do efeito estufa são provocadas pelas derrubadas de árvores.

Internet nas escolas: Brasil tem um dos piores índices de acesso da América Latina


[ M'zONe ]
"Os países da América Latina estão muito atrasados na oferta de computadores e de acesso à internet nas escolas, e políticas públicas mal conduzidas podem agravar ainda mais esta 'brecha digital', segundo estudo apresentado nesta terça-feira. O relatório 'Lápis, Borracha e Teclado - Tecnologias da Informação na Educação no Brasil e América Latina' foi elaborado pela organização intergovernamental Rede de Informação Tecnológica Latino-americana (RITLA), que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Ministério da Educaçãoe com o Instituto Sangari. O levantamento envolveu mais de 200 países, sendo Argentina, Brasil, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela as nações questionadas na América Latina, e mediu o acesso às tecnologias de informação especialmente a partir da educação. [Mais]"

Carregador solar para portáteis é lançado no Brasil


[ M'zONe ]
"Foi lançado no Brasil o Solio, um dispositivo que recarrega baterias de portáteis com energia solar. O aparelho é um carregador universal híbrido e funciona com energia limpa e gratuita. [Mais]"

Temperaturas de até 50°C marcam verão nos Estados Unidos

[ M'zONe ]
O verão começou a castigar os Estados Unidos, sobretudo alguns Estados da região oeste do país, como Nevada e Arizona, onde, nas últimas horas, os termômetros chegaram a registrar máximas de até 50°C.
Em Las Vegas, a temperatura nesta quinta-feira deveria chegar a 46°C, quase o recorde de 47°C, alcançado em 1942 e que se repetiu em 2005.
O calor insuportável também chegou ao Arizona, onde localidades como Bullhead City enfrentaram, na quarta-feira, 4, temperaturas de 50°C. Os termômetros de cidades como Fénix e Yuma marcam, nesta quinta, mais de 40°C.
As altas temperaturas se estendem até aos Estados mais a noroeste, como Idaho, onde a população, não acostumada ao calor excessivo, tentava se proteger da recente temperatura de 37°C.
George Taylor, meteorologista-chefe do Estado de Oregon, não acha que haja motivos para alarme.
'É uma onda de calor, sem sombra de dúvida, mas, salvo exceções, não foram batidos recordes (de temperaturas)', disse Taylor, que prevê que a situação se prolongue por pelo menos mais dois dias." [Mais]

Aquecimento global eleva temperatura em 5º C no Tibet

[ M'zONe ]
A capital tibetana, Lhasa, tem a temperatura mais alta dos últimos 30 anos, 29º C
As temperaturas no Tibet estão 5º C acima da média, até agora neste mês, que é de verão no hemisfério Norte, por conta do aquecimento global, informa um representante do serviço meteorológico local.
'O aquecimento global está afetando o Tibet, tornando temperatura cada vez mais alta', diz He Xiaohong, um engenheiro da estação meteorológica regional.
A capital tibetana, Lhasa, também registrou, na segunda-feira, 2, a temperatura mais alta dos últimos 30 anos, 29º C, disse ele.
A agência de notícias estatal chinesa Xinhua informa que as geleiras tibetanas vêm derretendo a uma taxa anual de 131 quilômetros quadrados ao longo das últimas três décadas.

Celulares querem oferecer Internet nas residências

[Mundo Virtual]
O crescimento da venda de notebooks levou as operadoras de telefonia celular a apostarem no mercado residencial de acesso à Internet. 'Podemos substituir o acesso discado', disse Denis Ferreira, gerente de Marketing da TIM, que lançou ontem pacotes de dados.
O serviço - onde se conecta o computador à rede de telefonia móvel - já é comum para empresas, mas as operadoras vinham trabalhando pouco o cliente final. 'Desde o ano passado, a adesão de pessoas físicas aos serviços de dados vêm crescendo bastante', disse Fábio Freitas, gerente de Oferta Premium da Vivo. Cerca de 65% dos clientes do Vivo Zap, lançado pela operadora em 2001, são corporativos e o restante residencial. A operadora tem aproximadamente 200 mil clientes de acesso à Internet via celular.
No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos 252 mil notebooks no Brasil, um crescimento de 130% sobre o mesmo período de 2006, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a IT Data. No ano passado, os portáteis representaram 8,2% dos PCs vendidos. A expectativa da indústria é que cheguem a 15% este ano. [Mais]

Descoberta molécula promissora na luta anti-aids

[ M'zONe ]
Um medicamento experimental, a etravirina, pode ser uma nova esperança para os doentes infectados com vírus da aids (HIV) e que já não respondem aos tratamentos mais incisivos, de acordo com o resultado de testes clínicos publicado na revista médica 'The Lancet'.
A molécula, batizada de etravirina (TMC 125, do laboratório Tibotec), foi classificada na família dos inibidores não-nucleosídicos da transcriptase inversa (NNRTI, sigla em inglês), da qual fazem parte a nevapirina ou o Efavirenz.
A etravirina foi concebida como uma alternativa para os pacientes que se tornaram resistentes a esta classe de medicamentos anti-HIV.
Segundo a revista, os resultados intermediários de dois testes são 'animadores'. [Mais]

Mostra resgata 'clássicos' da arte digital


G1
'Memória do futuro' faz retrospectiva de dez anos de arte tecnológica.Trabalhos ganharam atualizações para combater o passar do tempo.
O que representa uma década na história da arte? Se você estiver pensando nas tradicionais belas artes, quase nada. Mas, quando o assunto é arte digital, dez anos podem parecer uma eternidade. Em "Memória do futuro", mostra que o Instituto Itaú Cultural apresenta a partir desta quarta (4), em São Paulo, dá para se ter uma boa idéia do que isso significa. [Mais]
Fotos das obras em exposição

Chocolate meio-amargo reduz pressão, diz estudo



[ M'zONe ]
Cientistas alemães sugeriram que um pouco de chocolate meio-amargo por dia pode ajudar a controlar a pressão sangüínea e reduzir os riscos de ataques cardíacos.

Em um artigo publicado no Journal of American Medicine (JAMA), eles descreveram uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta.

As pessoas foram divididas em dois grupos: o primeiro teve direito a comer 6 g diárias de chocolate meio-amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco.

Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sangüínea dos primeiros caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada. [Mais]

Jovem chinês morre após explosão da bateria de seu celular

[ M'zONe ]
O acidente, o primeiro desta natureza registrado no país, ocorreu em 19 de junho, quando Xiao Jinpeng trabalhava como soldador em uma fábrica de processamento de minério de ferro no distrito de Jinta, na província de Gansu (noroeste).
A explosão de baterias de celulares é pouco freqüente, segundo Yang Boning, diretor do departamento de relações públicas da Motorola na China. Ele acrescentou que a companhia leva o acidente 'muito a sério' e respeitará os resultados da investigação.
O jovem que morreu levava o aparelho no bolso de sua jaqueta, perto do peito, e a explosão causou uma fratura em suas costelas, que perfuraram o coração.
Os paramédicos não puderam fazer nada para salvar a vítima.
As primeiras investigações mostram que a bateria do telefone explodiu após ter sido exposta a altas temperaturas, embora não se descartem problemas específicos do modelo como causa do acidente. [full]"

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Calcule os danos que você causa ao ambiente

[ M'zONe ]
Você sabe quanto carbono despeja na atmosfera? Uma boa forma de se conscientizar sobre práticas sustentáveis e de neutralização desse carbono é usar uma ferramenta específica para calcular o tamanho do problema. E são várias as opções encontradas na internet, geralmente levando em conta os estilos de vida norte-americano ou europeu. No Baixatudo, é possível ter acesso a versões adaptadas para a realidade brasileira.
Desenvolvida pela equipe do projeto Florestas do Futuro, a Calculadora de Emissão de CO2 traz um questionário em português para analisar as atividades cotidianas realizadas pelo público brasileiro, como trajetos de carro, ônibus ou avião, por exemplo. Após o questionário ser preenchido, a ferramenta calcula automaticamente quanto de carbono o usuário emite e mostra o que fazer para neutralizar seus efeitos nocivos na natureza.
A Calculadora Carbono Neutro é outra ferramenta interativa para calcular a emissão de CO² em diversas situações: transporte, eletricidade, gás natural, etc. Você pode adicionar diversos parâmetros e descobrir a quantidade de árvores correspondente ao carbono emitido anualmente por você e sua família.

domingo, 1 de julho de 2007

Aquecimento global mata 77 mil por ano na região da Ásia-Pacífico


[ M'zONe ]
"Cerca de 77 mil pessoas morrem a cada ano na região da Ásia-Pacífico por causas direta ou indiretamente atribuídas à mudança climática. A área concentra metade do total registrado no mundo todo, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS).
'Já chegamos a um momento crítico no qual o fenômeno do aquecimento global tem um grave impacto sobre a vida e a saúde das pessoas', diz em comunicado o diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Shigeru Omi.
O problema 'representará uma ameaça ainda maior para a humanidade nas próximas décadas, se não houver uma ação imediata', acrescentou Omi.
Algumas possíveis conseqüências para a região serão focos de mosquitos em áreas de onde haviam sido erradicados, com o risco de epidemias de malária e dengue, segundo a OMS.
A diminuição do nível de chuvas também deverá aumentar os casos de doenças que têm sua origem em águas estagnadas. Milhões de pessoas podem ainda sofrer de desnutrição se terrenos atualmente cultiváveis forem arrasados por inundações, acrescentou o representante do órgão."

Desertificação vai provocar migração de 50 milhões, diz relatório

[ M'zONe ]
"Um relatório compilado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) revela que até 50 milhões de pessoas terão de migrar nos próximos dez anos por causa da desertificação que atinge várias regiões do planeta.
Só na África Subsaariana e na Ásia Central, os estudiosos estimam que 'dezenas de milhões' terão de deixar suas casas em busca de lugares menos inóspitos.
'É imprescindível que políticas e práticas de agricultura sustentável sejam postas em prática o mais rápido possível para reverter o processo de desertificação', disse Hans Van Ginkel, reitor da UNU, que fica em Tóquio, no Japão, e é patrocinada pelas Nações Unidas.
O estudo, que será apresentado nesta quinta-feira na sede da ONU, em Nova York, reuniu mais de 200 especialistas de 25 países."

Papa Bento 16 fala em prol de pesquisas com células-tronco adultas


[ M'zONe ]
"O papa Bento 16 se disse nesta quarta-feira disposto a ser o promotor de pesquisas com células-tronco adultaso o que teria a grande vantagem, aos olhos do Vaticano, de não envolver embriões humanos.
Ao fim de sua audiência geral semanal, o papa saudou calorosamente os participantes em um congresso internacional de terapia celular cardíaca a partir de células-tronco adultas organizado pela Universidade La Sapienza, de Roma.
Ele declarou que 'a posição da Igreja, apoiada pela razão e pela ciência, é clara: a pesquisa científica deve ser encorajada e promovida, desde que não seja feita em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intangível a partir dos primeiros estágios da existência'.
A Igreja Católica considera que o embrião é um ser humano completo. Por esta razão, condena o aborto e as manipulações genéticas como pesquisas com células-tronco embrionárias.
As células-tronco são células imaturas, capazes de se transformar em diversos tipos de células. Podem ser de embriões ou tecidos adultos e são capazes de proliferar em cultura."

EUA estudam implantar microchip com dados médicos em pacientes


[ M'zONe ]
"Um grupo de cientistas estuda a possibilidade de armazenar dados médicos em microchips que seriam implantados na pele dos pacientes, segundo a Associação Médica Americana (American Medical Association).
Os microchips, do tamanho de um grão de arroz e inseridos por uma agulha, poderiam dar aos médicos todas as informações necessárias sobre pacientes que sofrem de enfermidades crônicas em casos de urgência, explicou o comunicado elaborado pelo comitê de ética da associação. Introduzir esses aparatos poderia 'melhorar a coordenação e a continuidade dos cuidados' e permitiria 'a redução dos riscos [...] de erros médicos', destacou o informe. As 'etiquetas inteligentes', que funcionam segundo o procedimento tecnológico da identificação por radiofreqüência, já são utilizadas fora do mundo da medicina por distribuidores para acelerarem os processos de entrega de produtos de consumo."

Estudo mostra impacto do aquecimento no Alasca


[ M'zONe ]
"Muitas das estradas, pistas de pouso ferrovias e sistemas de água e esgoto do Alasca se desgastarão mais rapidamente, e sua substituição ou reparo custará mais caro, devido às alterações climáticas, de acordo com um estudo divulgado na quarta-feira.
As temperaturas mais elevadas, o derretimento do solo congelado, a redução da camada de gelo polar e a incidência mais elevada de inundações devem elevar o custo de reparo e substituição em milhares de projetos de infra-estrutura em US$ 6,1 bilhões, o que resultaria em custo total de US$ 40 bilhões para esse tipo de atividade, daqui até 2030, um aumento de 20%, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Social e Econômica da Universidade do Alasca em Anchorage.
As estimativas de custo se baseiam nas necessidades de cerca de 16 mil itens de infra-estrutura pública no Estado, entre os quais aeroportos e pequenos segmentos de rodovias."

Arqueólogos identificam múmia da mais poderosa rainha egípcia


[ M'zONe ]
"Arqueólogos anunciaram ter identificado a múmia da rainha Hatshepsut, a governante mais poderosa do Egito antigo.
O achado representa 'a descoberta do século' para a egiptologia.
A última descoberta de equivalente importância aconteceu em 1922, quando foi localizada a tumba do faraó Tutankhamon.
Tutankhamon morreu aos 19 anos, em 1352 a.C, e foi um dos reis mais importantes da 18ª Dinastia (1382-1344 AC).
Para identificar a múmia da rainha egípcia, os arqueólogos, chefiados por Zahi Hawass, utilizaram amostras de DNA e um dente encontrado numa caixa de relíquias."

Vacina para câncer de colo de útero tem 90% de eficácia

[ M'zONe ]
Cientistas finlandeses demonstraram que a vacina criada para evitar o câncer de colo de útero tem eficácia em evitar a doença e as lesões pré-cancerosas provocadas pelo papiloma vírus humano (HPV) de 90,4%, informa a revista médica britânica The Lancet.
O HPV responde por 99% dos casos de câncer de colo do útero, um dos mais freqüentes em mulheres, depois do de mama.
Dirigida pela professora do departamento de Ginecologia da Universidade de Helsinque Jorma Paavonen, a equipe de cientistas aplicou a vacina HPV 16/18 em 9.258 mulheres e a vacina contra a hepatite A a outras 9.267. Todas estavam infectadas com o papiloma vírus.
Após 15 meses, determinou-se que a vacina tem 90,4% de eficiência contra o câncer. Ela também oferece uma proteção contra a infecção persistente pelo HPV de 80,4%, em até seis meses, e de 75,9% em até doze meses."

Desertificação é a maior das crises ambientais, diz ONU

[ M'zONe ]
"A desertificação representa 'o maior desafio ambiental de nosso tempo' e os governos devem enfrentá-lo ou encarar migrações em massa de pessoas expulsas das terras degradadas, adverte relatório da ONU publicado nesta quinta-feira, 28.

Cerca de 2 bilhões de pessoas, ou um terço da população global, são vítimas em potencial da desertificação, definida como a degradação da terra pela atividade humana.
Se não for combatida, a desertificação poderá desabrigar 50 milhões de pessoas ao longo dos próximos dez anos.
O relatório pede que os governos com soberania sobre regiões áridas revisem suas políticas de uso do solo para deter a irrigação insustentável e coordenem melhor as medidas contra a desertificação."

Cientistas avançam no caminho da criação de vida sintética

[ M'zONe ]
"Os cientistas deram o primeiro passo para a produção de vida sintética, com a transferência de material genético de uma bactéria para a outra, transformando a segunda em uma cópia da primeira. O objetivo da técnica é criar bactérias projetadas para realizar funções como produzir combustível artificial ou limpar o lixo tóxico, afirmam os pesquisadores na edição de sexta-feira da revista 'Science'.

- É o equivalente a transformar um Macintosh em PC incluindo um novo software - disse Craig Venter, pioneiro do genoma que hoje chefia seu próprio instituto em Rockville, Maryland, numa entrevista coletiva por telefone. - Acho que vamos acabar conseguindo fazer células artificiais. É um primeiro passo.
Venter vem tentando há anos criar um micróbio a partir do zero. Ele ainda não conseguiu, mas sua equipe reprogramou uma espécie de bactéria ao acrescentar a ela material genético de um outra espécie parecida."

Cientistas transplantam genoma e 'ficam mais perto de criar vida'

[ M'zONe ]
"Cientistas nos Estados Unidos dizem ter dado um grande passo em direção à criação de vida em laboratório.
O conhecido biólogo americano Craig Venter disse à revista que sua equipe transplantou com sucesso o genoma inteiro de uma célula de uma bactéria para outra, mudando sua espécie.
Venter afirmou que espera ainda poder usar esta técnica para criar micróbios originais, que poderiam produzir combustível artificial ou ajudar a limpar lixo tóxico."

Cientistas desenvolvem técnica para retirar o vírus HIV de células infectadas

[ M'zONe ]
"RIO - Cientistas alemães desenvolveram uma enzima para retirar seqüências do HIV de células infectadas pelo vírus, segundo um estudo citado no site da revista 'Science'. A descoberta, feita por pesquisadores do Instituto Max Planck de Biologia Molecular, Celular e Genética, representa um novo passo na busca pela cura para a Aids. O mecanismo, porém, ainda está em fase de testes.
Depois de o HIV infectar uma célula, ele integra sua cópia genética no DNA da célula, dificultando sua remoção. Enquanto muitos pesquisadores concentram esforços em bloquear a entrada do vírus na célula, alguns estão trabalhando para impedir esta etapa de integração do HIV.
Neste estudo, os cientistas se aproximaram desta possibilidade ao investir na retirada do HIV depois de sua instalação no DNA. Para isso, eles criaram uma enzima chama Tre que reconhece seqüências do HIV, e descobriram que assim podem cortar o vírus do genoma da célula infectada. O modelo foi desenvolvido a partir de proteínas conhecidas como recombinases."

Com a ajuda de uma 'tesoura molecular cientistas alemães conseguem retirar vírus da aids de células

[ M'zONe ]
"Cientistas de Hamburgo e Dresden conseguiram pela primeira vez em laboratório extrair os genes do vírus da aids de células humanas doentes, com a ajuda de uma 'tesoura molecular', e assim obter a sua cura.
'A célula doente se cura', explicou o professor Joachim Hauber, do Instituto Heinrich Pette de Virologia Experimental e Imunologia de Hamburgo. O centro atuou com o Instituto Max Planck de Biologia Celular Molecular, de Dresden, na pesquisa.
Em artigo publicado pela revista científica 'Science', Hauber declara que a equipe 'conseguiu tirar o vírus das células'.
'Ninguém tinha conseguido fazer isto até agora. A descoberta é um avanço biotecnológico', comemorou."

Polícia britânica encontra e desarma bomba no centro de Londres


[ M'zONe ]
"A Polícia britânica anunciou nesta sexta-feira ter encontrado e desarmado durante a noite um artefato explosivo em um automóvel estacionado em Haymarket, próximo à Picadilly Circus, no coração de Londres.
O 'artefato explosivo' foi encontrado por volta de 01h00 GMT (22h00 de Brasília) e foi imediatamente neutralizado pelos policiais especializados, informou a Scotland Yard."

Agricultura da América nasceu no Peru, diz estudo

[ M'zONe ]
"Os primeiros indícios de agricultura organizada na América surgiram nos Andes peruanos, de 5 a 9 mil anos atrás, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista Science.

Antropólogos da Universidade Vanderbilt, de Estados Unidos, encontraram as provas do nascimento da agricultura americana no Vale de Nanchoc, nas encostas ocidentais do maciço andino no norte do Peru, cerca de 500 m acima do nível do mar."

Criadas células-tronco com óvulos não fertilizados

[ M'zONe ]
"Uma equipe de cientistas anunciou hoje que desenvolveu um método para a produção de células-tronco a partir de óvulos não fertilizados, que poderá ser usada para o tratamento de doenças humanas degenerativas, e principalmente para benefício das mulheres.
Elena S. Revazova, uma cientista russa que trabalha para a firma Lifeleine Cell Technology, de Maryland, e Nikolai A. Turovets, do Centro Científico de Obstetrícia, Ginecologia e Perinatologia de Moscou, chefiaram a equipe, que publicou sua descoberta hoje na revista Cloning and Stem Cells.
'Nossa pesquisa resultou num protocolo para a produção de embriões humanos por partenogênese e a derivação de linhagens de célula-tronco obtidas deles', escreveram os autores do estudo. O trabalho obteve seis linhagens de célula-tronco de embriões 'que são mais adequadas para o potencial uso clínico', afirmaram.
As células-tronco têm a capacidade de se desenvolver como células especializadas em todo tipo de tecido do corpo. Os cientistas acham que elas servirão para o tratamento de males derivados da degeneração de tecidos."