segunda-feira, 20 de julho de 2009

Agência ambiental britânica ainda não recebeu informações do Ibama sobre lixo tóxico

Folha Online
"A agência ambiental do governo do Reino Unido diz que ainda não recebeu informações do Ibama para avançar nas investigações sobre o envio de lixo irregular ao Brasil por empresas britânicas.

(...) A Polícia Federal diz suspeitar que um brasileiro atue em uma das duas companhias que exportaram o material. Seis empresas responsáveis pela carga, entre transportadoras e importadoras, foram autuadas. Os importadores argumentam que compraram materiais para reciclagem, o que é considerado regular, mas os exportadores ingleses enviaram lixo.

(...) Segundo o Ibama, os 40 contêineres parados no porto de Rio Grande estão prontos para serem mandados de volta ao Reino Unido, aguardando apenas documentações. As empresas responsáveis pela importação concordaram em mandar a carga de volta.

Nesta sexta-feira, a agência ambiental britânica divulgou que uma empresa do país foi multada no equivalente a R$ 70 mil por tentar exportar lixo tóxico à China. O setor de investigação do órgão diz que o combate à exportação de resíduos para 'destinos onde o controle ambiental não é tão rigoroso' é uma 'prioridade'."[Mais]

Nenhum comentário: