quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pólo Norte vira ilha no oceano pela 1ª vez em 125 mil anos


Terra
"Pela primeira vez na história o Pólo Norte se tornou uma ilha no meio do oceano, informa o site de notícias ABC.es. Imagens de satélite captadas pelo Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, comprovaram o fato nunca antes visto pelo menos nos últimos 125 mil anos.

As fotografias, tiradas em 1º de setembro, mostram claramente como a calota polar ficou rodeada pelo mar sem estar interligada à plataforma continental por leste ou oeste.

As passagens jamais haviam se aberto simultaneamente. A passagem do nordeste, próxima à Rússia, se desbloqueou temporariamente no verão de 2005 e a do noroeste ficou livre do gelo em todo o caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

'É um acontecimento histórico, um espiral de morte e destruição', avaliou o pesquisador Mark Serreze, do Centro Nacional de Neve e Gelo, em entrevista ao The Independent. O cientista considerou como estranho o fato de um centro alemão ter divulgado fotos de seus satélites, e não a Nasa, a agência espacial americana.' "