quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Técnica postural 'é a melhor opção para dor crônica nas costas'

Estadao.com.br
"Até antes dessa pesquisa, havia poucos indícios de que a técnica - que ensina os pacientes a se sentar, manter-se de pé e caminhar observando sua própria coordenação motora e sua postura - fosse eficiente no longo prazo.

No estudo, publicado na publicação científica British Medical Journal, pesquisadores das universidades de Bristol e Southampton contaram ter testado, por um ano, diferentes tratamentos em 463 pacientes que sofriam de dores crônicas nas costas.

Ao final do período, aqueles que haviam passado por 24 sessões da Técnica de Alexander passaram a sofrer de dores nas costas em média três dias por mês. Já aqueles que receberam seis sessões da técnica tiveram em média 11 dias de dores nas costas por mês, diz a pesquisa.

Um grupo que recebeu massagens teve dor durante 14 dias por mês e outro, que recebeu tratamento médico convencional - com consultas regulares, analgésicos e alguns tipos de exercício - teve dor nas costas em média 21 dias por mês.

'As lições da Técnica de Alexander oferecem uma abordagem individual para desenvolver habilidades que ajudam as pessoas a reconhecer, entender e evitar hábitos ruins que afetam a postura e a coordenação neuromuscular', afirmou a pesquisadora que coordenou o estudo, Debbie Sharp.

'(A técnica) pode reduzir as dores nas costas limitando os espasmos musculares, corrigindo a postura muscular, melhorando a coordenação e a flexibilidade e descomprimindo a espinha.' " [Mais.]

Nenhum comentário: