quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Secretário-executivo da ONU adverte sobre riscos da mudança climática

Terra
"O secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (CCNUCC), Yvo de Boer, advertiu sobre os riscos do aumento do nível dos mares, que poderia colocar em perigo o futuro de milhões de pessoas em áreas litorâneas da África e da Ásia.

Em discurso na conferência sobre a mudança climática realizada na capital de Gana, Acra, Boer afirmou que outros riscos ameaçam também as povoações das mesmas regiões, tais como inundações provocadas pelos efeitos das mudanças do clima assim como uma provável escassez de água potável.

Segundo o responsável da ONU, os pequenos Estados insulares poderiam ser os mais afetados por estes fenômenos.

Boer, que pediu o fim do desmatamento no mundo, quer também que sejam adotadas medidas adequadas a fim de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono procedente da combustão do petróleo e do carvão, mediante o uso das energias solar ou eólica.

Ele também falou a respeito da necessidade de criar um fundo destinado a apoiar de forma mais eficiente um mecanismo de transferência de tecnologia para o hemisfério sul.

(...) A conferência de Acra, cujos trabalhos terminam na próxima quarta-feira, pretende fazer com que países como China e Índia, que não limitam suas emissões, passem a se unir aos 37 Estados industrializados signatários do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que expira em 2012, que impõe metas de redução desses gases." [Mais.]

Nenhum comentário: