sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mudança climática e falta de terras ameaçam povos indígenas

Terra
"A piora das condições meteorológicas e a limitação do direito à terra e outros recursos básicos 'causam risco às vidas e aos meios de subsistência' de muitos grupos indígenas, que 'são chave para a sobrevivência a longo prazo'.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) às vésperas do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo.

Atualmente, calcula-se que a população indígena chegue a 370 milhões de pessoas, que representam pelo menos a cinco mil grupos indígenas diferentes em mais de 70 países.

A defesa da recuperação das terras ancestrais, a autodeterminação dos povos indígenas e os direitos humanos são as principais exigências do grupo, lembrou a FAO em comunicado.

Eles são os primeiros a sofrer com os efeitos adversos de condições meteorológicas cada vez piores e 'a falta generalizada de autonomia para reivindicar bens e serviços aos quais outros grupos de população têm maior acesso', segundo a coordenadora da FAO para os povos indígenas, Regina Laub.

Mas também 'podem desempenhar um papel fundamental ajudando a adaptação mundial' à mudança climática, pois costumam ser depositários de conhecimentos únicos, e da diversidade genética e biológica da produção animal e agrícola.

Quanto ao acesso à terra, a FAO lembrou que 'só poucos países' reconheceram os direitos ancestrais e tradicionais à terra, que constitui 'a pedra angular dos meios de subsistência dos povos indígenas."

Nenhum comentário: