quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Empresas de tecnologia começam a oferecer produtos e serviços ecologicamente corretos


ZeroHora
"A crescente preocupação em torno de posturas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental vem atingindo em cheio o setor da tecnologia da informação (TI). O reflexo de como o tema vem ganhando importância já pode ser visto em soluções adotadas por empresas para suavizar o impacto ambiental e reforçar a imagem de marcas ecologicamente responsáveis.

Uma dessas companhias é a fabricante de computadores Lenovo, que lançou a família de PCs ThinkStation, desenvolvida com 50% de plástico reciclado. As máquinas da série também oferecem um aproveitamento otimizado da energia elétrica, segundo o fabricante.

Na semana passada, a Dell também lançou, nos EUA, uma linha de mini PCs ecológicos, a Hybrid. Com quase metade do tamanho de um desktop convencional, as máquinas consomem 70% menos energia e têm 95% do gabinete feito de material reciclado.

A Sony, como forma de convencer fornecedores e colocar toda a cadeia produtiva em sintonia com a questão ambiental, eliminando substâncias consideradas nocivas, lançou em 2002 o programa Green Partner.

A HP também desenvolve ações ambientais. Desde 2002, a companhia tem programas de coleta de baterias, cartuchos de tinta e equipamentos obsoletos para reciclagem. Além disso, tornou-se pioneira no país ao reaproveitar papéis usados em testes de qualificação das suas impressoras para transformá-los em calços de polpa, usados nas embalagens no lugar de isopor - derivado do petróleo e muito poluente.

Outro material que vem sendo combatido pelo forte impacto que tem no ambiente é o chumbo, utilizado há décadas pelo setor de eletrônicos.

No entanto, no meio dessa "corrida verde", o alto consumo de energia elétrica ainda é um dos principais problemas. Conforme o instituto de pesquisas Gartner, até 2009 a conta de luz ocupará o segundo lugar entre as principais despesas operacionais em 70% dos data centers (locais que abrigam os computadores de grande porte) das corporações." [Mais.]

Nenhum comentário: