segunda-feira, 4 de agosto de 2008

China recua e libera internet para jornalistas na Olimpíada

imasters
"O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos de Pequim decidiram suspender as restrições ao uso da internet por jornalistas credenciados para a Olimpíada deste mês.

'A questão já foi resolvida', disse Gunilla Lindberg, vice-presidente do COI. 'A Comissão de Coordenação do COI e o Bocog (comitê organizador) se reuniram ontem à noite e concordaram. O uso da internet será como em qualquer outra Olimpíada'.

A questão provocou polêmica nestes dias que antecedem à cerimônia de abertura, que acontece no dia 8. O COI inicialmente insistia que não havia censura, enquanto o Bocog admitia que sites 'ameaçadores' continuariam sofrendo restrições do regime comunista.

Agora, o acesso a todos os sites estará liberado para jornalistas credenciados durante o período dos Jogos, mas continuará havendo as restrições de sempre para o resto do país.

'Nos últimos dias ficou óbvio que houve alguns sites bloqueados na Internet', disse Kevan Gosper, chefe do comitê de imprensa do COI. 'Recebi garantias incondicionais do presidente do COI, Jacques Rogge, e do presidente da Comissão de Coordenação, Hein Verbruggen, de que não mudamos de posição.

Sites agora liberados, segundo ele, incluem o da Deutsche Welle (emissora pública alemã), da ONG Anistia Internacional e da BBC em chinês." [Mais.]

Nenhum comentário: