sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CERN vai ligar super-acelerador de partículas a 10 de Setembro


ciberia
"CERN vai ligar super-acelerador de partículas a 10 de Setembro

O Laboratório Europeu de Física de Partículas CERN anunciou esta quinta-feira que vai ligar no dia 10 de Setembro o acelerador de partículas Large Hadron Collider (LHC).

O LHC é o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, tendo custado cerca de 3,9 mil milhões de euros e contado com o colaboração de mais de 2.000 físicos provenientes de dezenas de países, informa a AFP.

No dia 10 de Setembro, feixes de protões de hidrogénio serão acelerados a velocidades próximas à da luz e irão colidir em quatro câmaras de detecção do tamanho de um autocarro, onde serão aniquilados por temperaturas mais quentes que as do Sol.

Os cientistas esperam desta forma reproduzir as condições em que se deu a grande explosão cósmica Big Bang, assim como confirmar a existência da 'Partícula de Deus', a última peça que falta para completar o modelo teórico realizado pelos físicos e que pode explicar a origem do Universo.

'Ligar uma máquina destas não é tão simples como ligar um interruptor', disse o laboratório em comunicado.

O arranque do LHC não significa, no entanto, que se farão descobertas imediatas. 'Iremos acumular dados durante dois anos e isso levará muito tempo a interpretar', afirmou, em Maio, o director-geral do CERN, Robert Aymar."

2 comentários:

Laura Bernardes disse...

Poxa, ontem li que ia ser essa noite, caramba. Foi um susto da porra a notícia!

niv@ disse...

Cara Laura. Hoje é o dia! Postei uma notícia sobre isso hj e lembrei-me de ti. Espero que leias e, assim, fiques um pouco menos apreensiva. Esperemos todos que o grande físico Stephen Hawking esteja certo, não é msm? Boa sorte pra tds nós. Bj.