terça-feira, 15 de julho de 2008

Ospa entrega relatório de impacto ambiental de seu "edifício verde"


Foto: Jefferson Bernardes (Palácio Piratini)
Espaço Vital
"A prefeitura de Porto Alegre recebeu no dia 11/7 os estudos de impacto ambiental e de tráfego realizado pelos empreendedores do projeto do novo teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Os documentos foram entregues pelo presidente da Fundação Ospa, Ivo Nesralla, e pelo presidente da Fundação Pablo Komlós, Luis Osvaldo Leite.

De acordo com o projeto, a orquestra deverá ter seu próprio teatro na Avenida Loureiro da Silva, ao lado da Câmara Municipal, em área de cinco mil metros quadrados. Com investimento estimado em R$ 34 milhões, a sala sinfônica deverá ter capacidade para 1,5 mil pessoas. A proposta é construir um “edifício verde”, ou seja, com funcionamento ecologicamente correto, prevendo, por exemplo, o reaproveitamento de água, o uso de energia solar e a preservação das árvores do entorno. O projeto prioriza a integração do teatro com o Guaíba e o Parque da Harmonia, com espaços voltados para a orla.

O último concerto da segunda orquestra mais antiga do país foi no dia 1º de julho. Durante 24 anos, a sede da orquestra funcionou na Avenida Independência. A maquete do novo teatro foi apresentada no último dia 8 para a governadora Yeda Crusius, em cerimônia no Palácio Piratini." [Mais.]

Nenhum comentário: