terça-feira, 15 de julho de 2008

Primeiro leilão de “boi pirata” fracassa e preço mínimo deve ser reduzido


Espaço Vital
"O primeiro leilão da operação 'boi pirata' frustrou as expectativas dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marcado para ontem, não atraiu nenhuma oferta que cobrisse o preço mínimo.

No total, 3,5 mil cabeças de gado da raça nelore foram colocadas à disposição, separadas em quatro lotes que, somados, deveriam render no mínimo R$ 3,9 milhões (preço de abertura). O leilão eletrônico teve participação de 14 bolsas de mercadorias, que consideraram o valor acima do mercado.

O gado é proveniente de operações de apreensão de animais criados em áreas de desmatamento na região da Amazônia. A apreensão foi realizada em meados de junho, no município de Altamira, no Pará. Parte do dinheiro que deverá ser arrecadado com a venda dos animais deverá ser revertida para o programa Fome Zero. Também serão priorizadas ações voltadas para as comunidades quilombolas e indígenas.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável pelo leilão, vai repetir a operação na próxima segunda-feira. O preço mínimo será reavaliado e deverá ser reduzido. O novo preço será divulgado na próxima quinta-feira, pela Conab." [Mais.]

Nenhum comentário: