terça-feira, 29 de julho de 2008

Italianos resgatam embarcação grega que afundou a 2,5 mil anos

BBCBrasil.com
"Pesquisadores italianos recuperaram um barco da Grécia antiga que naufragou na costa da Sicília há cerca de 2.550 anos.

A operação de resgate dos destroços da embarcação da Magna Grécia, atual sul da Itália e Sicília, durou um dia inteiro, na costa da cidade de Gela, na sul da ilha.

Um guindaste apoiado sobre uma balsa içou para superfície o que sobrou de um antigo cargueiro movido a velas e remos. Acredita-se que ele não resistiu a uma forte tempestade.

A parte do casco que foi recuperada revelou que o barco é um dos maiores e mais bem conservados exemplares da sua classe já encontrados no fundo do mar.

(...) Acredita-se que o barco pudesse levar uma tripulação de pelo menos 12 homens e tivesse 21 m de comprimento e oito de largura. Ele é semelhante a um descrito por Homero no poema épico Ilíada.

Segundo uma das técnicas de construção naval da época, o casco de madeira de pinheiro era reforçado e amarrado com laços de fibras vegetais. E isso faz dele um exemplar raro e de grande interesse arqueológico.

Já se previa que este naufrágio pudesse ser um dos mais importantes testemunhos da antiga história da navegação. O resgate de onze metros de casco vai ajudar a contar como era a vida 500 anos antes de Cristo." [Mais.]

Nenhum comentário: