quinta-feira, 5 de junho de 2008

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Lula anuncia novas medidas contra destruição ambiental


Espaço Vital
"De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente Lula deverá anunciar nesta quinta-feira (5) um pacote de medidas ambientais, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ele antecipou que serão criadas unidades de conservação no sul do Amazonas e em Tocantins. O governo vai enviar ao Congresso um projeto de lei sobre mudanças climáticas. Em dez dias, o presidente Lula deverá assinar um decreto para combater a impunidade dos crimes ambientais.

A idéia é limitar as possibilidades de recursos que retardam ou impedem a aplicação de punições.

Minc anunciou que, em até um mês, enviará ao Conselho Nacional do Meio Ambiente proposta para agilizar o licenciamento ambiental. Segundo ele, serão eliminadas etapas 'inúteis', mas sem afrouxar 'um milímetro' o rigor das análises.

O ministro quer elevar as exigências de controle de emissões de gases em indústrias. Ele afirmou que, na Europa, os níveis de controle são cinco a dez vezes mais rigorosos do que no Brasil.

Segundo Minc, isso acabaria levando empresas internacionais a se instalar no país com equipamentos de padrão tecnológico mais baixo. - 'Não vamos ser a lata de lixo do mundo, o penico da humanidade' - diz ele." [Mais.]

Nenhum comentário: