segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tragédia ambiental: segundo pesquisa do IPEA, 92% da Mata Atlântica já estão perdidos


O Globo Online
"RIO - Com áreas inóspitas e muito distantes de qualquer centro urbano, a Floresta Amazônica, mesmo com todo o processo acelerado de desmatamento que tem causado tanta polêmica recentemente, ainda é muito mais preservada do que a Mata Atlântica.

O motivo, segundo reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal O Globo, é que nada menos do que 75% da população brasileira estão concentrados no bioma da Mata Altântica.

A expansão urbana, junto com as monoculturas de café, cana e eucalipto, foram os maiores detratores das árvores, informa a repórter Amelia Gonzalez. E uma atividade produtiva em especial, a cerâmica, que até bem pouco tempo só usava fornos de carvão, também tem uma enorme parcela de responsabilidade pelo resultado estarrecedor, embora ainda parcial, de uma pesquisa que vem sendo feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) desde novembro do ano passado: 92% da Mata Atlântica já estão perdidos.

A fim de preservar os 8% restantes, a primeira estratégia a ser adotada para alcançar essa árdua tarefa seria tentar transformar a preservação em lucro, diz a matéria.

Segundo Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, se o governo do Estado criasse um mecanismo que desse um benefício financeiro para todos os proprietários que criassem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ele já estaria colaborando para criar o novo conceito de preservação remunerada." [Mais.]

Nenhum comentário: