segunda-feira, 2 de junho de 2008

Em apenas 1 mês, desmatamento na Amazônia cresce 8 vezes, aponta INPE


Último Segundo
"O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou, nesta segunda-feira (2), dados sobre o desmatamento na Amazônia Legal, referentes ao mês de abril deste ano. De acordo com o sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), houve um aumento de 774,48% no desmatamento na região. Em março de 2008, foram 145 km² de alerta de desmatamento, já em abril, este número passou para 1.123 km².

Do total verificado pelo Deter em abril, 794 km² da área desmatada estão no Estado do Mato Grosso. Em março, o sistema havia registrado 112 km² no Estado. No Estado de Roraima, que tinha 18,8 km² passou para 34.6 km² de alerta de desmatamento.

Porém, em março 78% da Amazônia estava coberta de nuvens, sendo que 69% do Mato Grosso não pôde ser observado pelos satélites. Já em abril, 53% da Amazônia esteve sob nuvens, mas apenas 14% do Mato Grosso ficou encoberto. Indicando que a oportunidade de observação no Estado aumentou de março para abril.

Desde 2004, o Deter foi concebido como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. São mapeadas tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal.

É possível detectar apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares por conta da resolução dos sensores espaciais. Devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo sistema.

Leia mais sobre: desmatamento

Nenhum comentário: