"'Usar o barbeador elétrico é menos danoso ao ambiente, no período de um ano', diz o engenheiro Eduardo Antônio Licco, 59, professor do curso de gestão ambiental do Senac. No curto prazo, o barbeador elétrico gera menos resíduos do que o manual.
Outro ponto positivo do elétrico é que não precisa de água nem espuma. Já quem faz a barba com o manual pode gastar, em cinco minutos, até 12 litros de água, em casa, e até 80 litros, em apartamento --de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Mas o barbeador com lâminas descartáveis tem algumas vantagens sobre o elétrico: é mais simples e não consome energia. Colocando na balança os prós e os contras, porém, é mais provável que o elétrico leve a melhor, segundo o professor do Senac.
Ele afirma que, para saber com precisão qual o melhor método, é necessário analisar os ciclos de vida dos dois aparelhos.
'O impacto do gasto de energia é menor que o dano das lâminas descartáveis', diz a engenheira Wanda Maria Günther, 50, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ela afirma que nos aparelhos manuais a quantidade de resíduos não biodegradáveis descartados é grande, se considerado o conjunto da população, e pode ser perigosa para quem manipula o lixo. " [Mais.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário