quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mais frases do "padre-astrônomo" do Vaticano


Galileu Galilei: físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. *
Espaço Vital

O site jurídico Espaço Vital também destacou a entrevista do diretor do observatório astronômico do Vaticano, o padre José Gabrile Funes. Mais frases do "padre-astrônomo":

"- 'Teorias como a do evolucionismo de Darwin, que explicam o nascimento do universo e da vida na Terra sem fazer relação com a existência de Deus, não se chocam com a visão da Igreja'.

- 'Como astrônomo, eu continuo a acreditar que Deus seja o criador do universo e que nós não somos o produto do acaso, mas filhos de um pai bom'.

- 'Observando as estrelas, emerge claramente um processo evolutivo, e este é um dado cientifico, mas não vejo nisso uma contradição com a fé em Deus'.

- 'Estudar astronomia não leva necessariamente ao ateísmo'.

- 'É uma lenda achar que a astronomia favoreça uma visão atéia do mundo; nosso trabalho demonstra que é possível fazer ciência seriamente e acreditar em Deus'."

* Julgado e condenado por heresia, por afirmar que a Terra não era o centro do Universo, foi condenado ao exílio, mas teve a sua pena convertida em aprisionamento em sua residência, onde permaneceu até a sua morte.

2 comentários:

Unknown disse...

oq e astronomia

Musikman disse...

Quem afirmou que a terra não era o centro do universo não foi Galileu mas sim o Cônego da Igreja Nicolau Copérnico, criador da teoria helicêntrica, que viveu décadas antes de Galileu.