segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Juiz americano prende todo tribunal por toque de celular

Espaço Vital
Um juiz foi demitido nos Estados Unidos depois que mandou prender todo o tribunal após uma audiência em que ninguém admitiu a responsabilidade por um telefone celular que tocava.

'Cada pessoa que está neste tribunal vai para a prisão, a não ser que eu veja o aparelho agora', disse o juiz na ocasião. Ao não ser atendido, Restaino ordenou que todo o tribunal, composto por 46 pessoas, fosse detido sob fiança de US$ 1,5 mil. Todos os presentes, incluindo a platéia, foram levados para a prisão de Niagara.

Robert Restaino presidia um caso de violência doméstica na cidade de Niagara Falls quando o incidente aconteceu. A comissão sobre conduta judicial disse que Restaino agiu sem qualquer base legal e que se comportou como um 'pequeno tirano'.

O juiz afirmou que estava sob estresse em sua vida pessoal. Ele tem 30 dias para recorrer da decisão. Terrence Connors, advogado do juiz, disse que vai recorrer. Restaino ficará no cargo durante esse período.

Em sua decisão, esta semana, a Comissão Estadual sobre Conduta Judicial de Nova York decidiu que Restaino fosse afastado do cargo em função das 'duas horas de inexplicável loucura' que teve em março de 2005. As 14 pessoas que não puderam pagar a fiança no momento foram transferidas para outra prisão.

Nenhum comentário: