segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Tomografia computadorizada pode diagnosticar obstrução de artérias


M'zONe
Estudo comprova eficácia da técnica não-invasiva em pessoas com baixo risco. Em pacientes de alto risco, no entanto, melhor opção ainda é o cateterismo.

Pesquisadores de oito instituições através do mundo avaliaram a utilização da tomografia computadorizada no diagnóstico não-invasivo da obstrução das artérias coronarianas.

O estudo direto desses vasos sangüíneos até o momento só era possível através da angiografia coronariana, com o estudo radiológico das artérias coronarianas que recebem contraste diretamente injetado através de um cateter inserido em uma artéria da perna ou do braço.

A tomografia computadorizada do coração também é um exame radiológico. A diferença é que o contraste é injetado em uma veia do braço e chega às artérias do coração seguindo o fluxo normal. O exame dessas artérias só se tornou possível com o desenvolvimento dos aparelhos com 64 detectores, ou seja, a cada giro do aparelho, 64 imagens são obtidas e reconstruídas pelo computador.

Para estudar o coração o tomógrafo identifica o ritmo cardíaco e correlaciona a imagem com o batimento, permitindo a reconstrução detalhada das artérias que alimentam o músculo cardíaco.


A pesquisa comparou o resultado de 291 pacientes, o que significa a análise de 868 artérias diferentes, com mais de três mil segmentos arteriais estudados.

A comparação com a angiografia (cateterismo) mostrou que a tomografia computadorizada tem uma sensibilidade de 85%, com 90% de especificidade para detectar as obstruções nas artérias coronárias. Além apresentar baixos índices de possíveis resultados falso-positivos ou falso-negativos. [Leia+]

Nenhum comentário: