segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Nova terapia diminui número de mortes e infartos após angioplastia


M'zONe
Droga diminuiu em 19% a mortalidade cardiovascular. Efeitos colaterais, no entanto, preocupam pesquisadores.

O tratamento ideal de um paciente com sintomas típicos de um infarto agudo do coração inclui a confirmação do diagnóstico e a realização de uma angiografia (estudo radiológico através de um cateter que injeta contraste nas artérias que alimentam o coração, determinando onde está a obstrução).

O passo seguinte é uma angioplastia, reabertura da artéria coronariana onde na grande maioria dos casos é colocado um stent, que funciona como um molde para impedir que a artéria se feche novamente. O tratamento se complementa com a utilização de medicamentos que atuam sobre a coagulação, diminuindo a atuação das plaquetas.

A aspirina foi a primeira a ser usada, trazendo uma diminuição significativa na reincidência dos infartos. A associação da aspirina com outra medicação, que atua diretamente sobre as plaquetas, o clopidogrel, dobrou essa diminuição, reduzindo praticamente pela metade o risco de recorrência das isquemias nos pacientes tratados com angioplastia e colocação de stents.

Uma nova substância capaz de diminuir mais ainda a incidência de complicações vasculares nos pacientes pós-angioplastia, com stent, foi apresentada neste domingo (4) no Congresso da Associação Americana do Coração, em Orlando, nos Estados Unidos. O prasugrel foi comparado ao clopidogrel em um grupo de mais de treze mil pacientes, submetidos a angioplastia por causa de doença coronariana aguda. O grupo foi acompanhado durante um período de um ano em média.

A nova droga diminuiu em 19% a mortalidade cardiovascular, incluindo infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. Quando se avaliou o número de infartos especificamente o resultado foi favorável com 24% de redução de risco. [Leia+]

Nenhum comentário: