terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cientistas transformam pele humana em células-tronco


Células-tronco humanas (Foto: AFP)
M'zONe
Feito pode acabar com a polêmica sobre o uso de embriões para a pesquisa médica. Células-tronco são capazes de se transformar em qualquer outra e revolucionar a medicina.

Dois grupos diferentes de cientistas anunciaram nesta terça-feira (20) a obtenção de células muito parecidas com células-tronco através da pele humana.

O feito não é apenas uma das melhores notícias do ano para a medicina, mas é extremamente importante porque as duas equipes conseguiram fazer isso sem mexer no vespeiro que é o uso de embriões humanos para pesquisa científica.


As células-tronco são capazes de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Se os cientistas aprenderem a manipulá-las poderão, no futuro, tratar diversas doenças com um tratamento específico para cada paciente. Transplantes poderão ser feitos usando tecidos da própria pessoa, diminuindo o risco de rejeição.


Uma revolução na medicina comparável apenas ao tamanho do desafio que é conseguir essas células-tronco. Até agora as melhores opções para pesquisa vinham dos embriões o que levantou o furor de grupos que afirmam que isso seria eticamente questionável.


Os dois grupos que apresentam seus resultados são bastante respeitados quando o assunto é célula-tronco. O grupo japonês, da Universidade de Kyoto, é liderado por Shinya Yamanaka, que já tinha conseguido clonar camundongos através de células da pele. O americano é de James Thomson, da Universidade de Winsconsin, um dos pioneiros na pesquisa com células-tronco embrionárias. [Leia+]

Nenhum comentário: