quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cientistas transformam células humanas em células-tronco


Imagem: do site 'Olhar Virtual'
Estadao.com.br
A técnica da 'reprogramação direta' contorna a série de obstáculos éticos à manipulação de embriões

Cientistas conseguiram dar a células comuns da pele humana os mesmos poderes de transformação das células-tronco embrionárias, um avanço surpreendente que poderá, um dia, gerar os mesmos benefícios médicos esperados da clonagem de embriões, mas sem o processo polêmico.

Equipes de dois continentes informam o sucesso em dois artigos divulgados nesta terça-feira, 20. Trata-se de um desfecho pescoço-a-pescoço numa corrida que teve início há cinco meses, quando cientistas anunciaram que a transformação havia sido obtida em células de camundongos.

A técnica da 'reprogramação direta' contorna a série de obstáculos éticos, políticos e práticos que surgiram em meio às tentativas de gerar células-tronco embrionárias humanas por meio da clonagem de embriões.

Cientistas familiarizados com o novo trabalho dizem que a clonagem continua a ser uma estratégia importante, mas que o novo trabalho é um golpe de mestre.

"Este trabalho representa um avanço científico tremendo - o equivalente biológico do primeiro avião", disse o médico Robert Lanza, principal cientista da empresa Advanced Cell Technology, que vem tentando extrair células-tronco de embriões humanos. "É quase como transformar chumbo em ouro", disse Lanza, advertindo, no entanto, que o trabalho ainda está longe de gerar benefícios médicos.

"É enorme", concorda o cientista de células-tronco do Whitehead Institute, Rudolf Jaenisch. "É a prova de princípio, de que é possível fazê-lo".

Mas há um problema: neste momento, a técnica gera o potencial para o desenvolvimento de câncer, o que a torna inaceitável para os usos mais esperados para as células-tronco embrionárias: a criação de tecidos para transplante. Mas o efeito causador de câncer é um subproduto da técnica, e pesquisadores acreditam que poderá ser evitado.

O novo trabalho está sendo publicado por dois periódicos, Cell e Science. O artigo na Cell é de autoria da equipe de Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto; o da Science, da equipe de Junying Yu, trabalhando no laboratório do pioneiro das células-tronco James Thomson, da Universidade de Wisconsin-Madison. [Mais.]

Nenhum comentário: