M'zONe
As emissões de dióxido de carbono nos países industrializados aumentaram em 2005, segundo estimativas da ONU publicadas nesta terça-feira, a menos de um mês da Conferência de Bali (Indonésia), que deve estabelecer a continuidade do Protocolo de Kyoto.
'As emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa chegaram a níveis próximos ao recorde: após a queda entre 1990 e 2000, cresceram entre 2000 e 2005 em 2,6%', destaca nesta terça-feira secretário executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Bonn Yvo de Boer.
Segundo De Boer, esta tendência se deve, 'ao mesmo tempo, aos países muito industrializados e aos países do antigo bloco do Leste, que retomaram seu crescimento econômico'. O setor de transportes registrou o 'mais rápido ritmo de aumento' destas emissões.
A ONU espera uma redução total de 11% entre 2008 e 2012 para os países industrializados que ratificaram Kyoto, lembrando que, em 2005, já estavam "entre 3% e 5% abaixo de seus níveis de 1990".
Esta projeção repousa em grande parte nos resultados de 17 "economias de transição" da Europa do Leste, cujas emissões caíram quase à metade na Estônia e em 58% na Letônia, após o fechamento de centrais elétricas obsoletas da era soviética.
Em relação a Estados Unidos e Austrália, que não ratificaram o tratado e não estão submetidos a qualquer meta de redução, houve um aumento da emissão de gases do efeito estufa em 16,3% e 25%, entre 1990 e 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário