sábado, 27 de outubro de 2007

Primatas brasileiros deixam lista internacional de espécies mais ameaçadas


O Globo Online
Pela primeira vez, os primatas brasileiros estão fora da lista das 25 espécies mais ameaçadas, compilada pela ONG Conservação Internacional (CI), em parceria com a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

De acordo com o novo relatório, divulgado nesta sexta-feira, os parentes vivos mais próximos da espécie humana na escala evolutiva estão à beira da extinção, devido à caça e à devastação das florestas onde vivem.

Em entrevista ao GLOBO ONLINE, o presidente da CI, Russel Mittermeier, elogiou a atuação do Brasil, que tinha três espécies no último levantamento.


- Em relação ao que a gente tinha nos anos 70 e 80, houve muito progresso no Brasil. Se a maioria dos países que têm primatas estivessem na mesma situação, seria muito mais fácil - disse Mittermeier, que também é chefe do Grupo de Especialistas em Primatas da IUCN.

Falando de Hainan, a menor província da China, onde se preprara para uma missão na floresta, Mittermeier disse que a organização está "bastante satisfeita" com os progressos brasileiros.

- O Brasil tem um dos melhores grupos de especialistas em primata no mundo - disse ele em bom português, aprendido ao longo de mais de 35 anos de colaboração com os projetos brasileiros.

- Quando cheguei pela primeira vez ao Brasil, em 1971, tinha apenas um primatólogo. Agora tem várias centenas, e diversos programas do governo e de ONGs. [Mais.]

(Veja lista dos primatas mais ameaçados no mundo)

Um comentário:

Dentro da Bota disse...

Passando para dar uma espiadinha e conhecer!!!

Gi, Roma