sábado, 27 de outubro de 2007

Alerta Verde: "O aquecimento é global, mas as ações contra as mudanças climáticas têm que ser locais"


O Globo Online
O alerta é do vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), o cingalês Mohan Munasinghe.

- O aquecimento não afeta só o Brasil, mas o mundo todo. Mesmo assim, precisamos enfrentá-lo a partir de medidas locais - disse Munasinghe, durante um encontro sobre mudanças climáticas, nesta quinta-feira, no Rio. - Temos que ver os impactos em cada área e tentar nos adaptar a eles.

Adaptação e redução de impactos foram as palavras chaves do primeiro dia do encontro, que teve a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e de diversas autoridades e especialistas do setor; entre eles, a indiana Rutu Dave, também integrante do IPCC. Ela ressaltou a importância do desenvolvimento econômico em harmonia com o meio ambiente. - Se continuarmos no ritmo atual, nos desenvolvendo e gerando grandes emissões (de gases do efeito estufa), teremos que enfrentar medidas rigorosas para reduzir esses impactos.

Na abertura do encontro, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, prometeu acabar com os lixões no Rio 'em quatro anos'. Já a ministra Marina Silva destacou os esforços do governo brasileiro na redução do desmatamento. [Mais.]

Nenhum comentário: