quarta-feira, 24 de outubro de 2007

OMS vai centrar Dia Mundial da Saúde nos efeitos da mudança climática

Radio Ipanema FM
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai se juntar à luta contra o aquecimento global, mostrando os efeitos desse fenômeno sobre a saúde das pessoas em 7 de abril de 2008, quando se comemora o próximo Dia Mundial da Saúde.

Um comunicado da organização alerta que a mudança climática vai intensificar as fragilidades, ao exercer novas pressões cada vez mais freqüentes sobre a saúde pública. O texto acrescenta que os países devem se esforçar para fazer da saúde pública prioridade no contexto da mudança no clima, afirmando que a saúde e o bem-estar são considerados aspectos determinantes da paz e da segurança.

A OMS considera que os Governos e os diferentes órgãos envolvidos devem colaborar para vigiar e lutar contra as doenças infecciosas, para usar de forma cuidadosa os recursos hídricos, que estão diminuindo, e a fim de agir em situações de emergência.

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que vai coincidir com o 60º aniversário da OMS, a agência da ONU e organismos de todo o mundo vão organizar atividades de sensibilização para que o grande público compreenda as conseqüências sanitárias da mudança climática.

Nenhum comentário: