sábado, 27 de outubro de 2007

Dengue pode ter novo mosquito transmissor


G1
Pesquisadores do Ceará fazem estudos para confirmar se inseto é transmissor da doença. A espécie, que é silvestre e originária da Ásia, já está adaptada ao país.

O novo tipo de mosquito pode ser responsável pela multiplicação de casos de dengue no Brasil. A espécie já está adaptada às áreas urbanas e foi encontrada em metade dos bairros de Fortaleza.

Há cinco anos, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará estudam o novo mosquito, que é nativo da Ásia e se adaptou rapidamente ao país. O mosquito tem as mesmas características do Aedes aegypti, transmissor da doença, inclusive as listras pelo corpo.

Os pesquisadores trabalham com amostras coletadas em parques, praças e resistências de Fortaleza. A primeira vez que encontraram o inseto foi em 2005, em apenas uma área da cidade. Atualmente, a nova espécie é encontrada em metade dos bairros da capital cearense.

O próximo passo da pesquisa é realizar o estudo viral para confirmar se o novo mosquito também é transmissor da dengue. “O importante é que população realmente execute as medidas de prevenção, evitando depósito e recipientes que acumulam água”, afirmou a pesquisadora Izabel Guedes.

Em 2007, foram registrados mais de 450 mil casos da doença, o que equivale a um crescimento de 50% no número de casos em relação ao ano passado. O Ceará é um dos seis estados com a situação mais problemática, com 36.387 casos.

Nenhum comentário: