terça-feira, 23 de outubro de 2007

Cidade indiana pode adotar orçamento participativo de Porto Alegre


Folha Online
A Prefeitura da cidade de Pune está estudando um plano de orçamento participativo para que os próprios moradores decidam como gastar o dinheiro público, a exemplo da iniciativa pioneira de Porto Alegre (RS).

'Lá [em Porto Alegre], milhares de habitantes decidem como gastar parte do orçamento municipal. Os cidadãos votam sobre as prioridades nas quais querem que se invista o dinheiro', disse o secretário de Fazenda de Pune, Amrish Galinde, à agência de notícias indiana 'Ians'. Todos os partidos da Câmara Municipal se reunirão esta semana para decidir se aprovam a iniciativa e a fórmula que adotarão.

Situada no estado de Maharashtra, a 150 quilômetros de Mumbai (também chamada de Bombaim), Pune é um dos maiores centros nevrálgicos econômicos emergentes da Índia, junto a outras cidades como Chennai e Hyderabad. Com 4,5 milhões de habitantes, a cidade é a oitava maior do país.

A iniciativa do orçamento participativo serve para dar transparência à elaboração dos orçamentos e promover um maior envolvimento da população no processo político.

Nenhum comentário: